O presente trabalho procura trazer uma reflexão sobre o uso do celular pelo professor de geografia como ferramenta da sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho fez-se uso da pesquisa bibliográfica referente ao tema, para a partir dela, investigar mesmo que de forma teórica a existência dessa possibilidade, uma vez que cada vez mais os alunos estão vivendo no mundo digital, porém a maioria dos professores, mesmo fazendo parte desse universo, ainda insiste em ver o celular como algo que deve ser banido da sala de aula, proibindo o seu uso e estimulando, por conseguinte, a vontade do aluno em usá-lo. Essa atitude das escolas e dos professores, ao invés de coibir o uso o torna mais atraente, o celular faz parte da vida da maioria dos alunos, sejam eles da zona urbana e ou da zona rural, os smartphones aparelhos que a maioria possui, vem com recursos que o transforma em computadores de bolso, quando interligados a internet. O professor precisa rever seu posicionamento frente a esse aparelho, precisa rever sua postura no mundo digital. Transformar o celular em um aliado no processo de aprendizagem é de suma importância, as aulas de geografia precisam sair das mesmices dos conteúdos dos livros didáticos e se vestir de uma nova roupagem, onde teoria e prática caminham de mãos dadas, onde o aluno pode ser o sujeito do seu conhecimento, mediado pelo professor a partir do uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelos aparelhos celulares.