Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: CELULAR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO DE GEOGRAFIA Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37995
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2458
    "inscrito_id" => 2789
    "titulo" => "O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho procura trazer uma reflexão sobre o uso do celular pelo professor de geografia como ferramenta da sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho fez-se uso da pesquisa bibliográfica referente ao tema, para a partir dela, investigar mesmo que de forma teórica a existência dessa possibilidade, uma vez que cada vez mais os alunos estão vivendo no mundo digital, porém a maioria dos professores, mesmo fazendo parte desse universo, ainda insiste em ver o celular como algo que deve ser banido da sala de aula, proibindo o seu uso e estimulando, por conseguinte, a vontade do aluno em usá-lo. Essa atitude das escolas e dos professores, ao invés de coibir o uso o torna mais atraente, o celular faz parte da vida da maioria dos alunos, sejam eles da zona urbana e ou da zona rural, os smartphones aparelhos que a maioria possui, vem com recursos que o transforma em computadores de bolso, quando interligados a internet. O professor precisa rever seu posicionamento frente a esse aparelho, precisa rever sua postura no mundo digital. Transformar o celular em um aliado no processo de aprendizagem é de suma importância, as aulas de geografia precisam sair das mesmices dos conteúdos dos livros didáticos e se vestir de uma nova roupagem, onde teoria e prática caminham de mãos dadas, onde o aluno pode ser o sujeito do seu conhecimento, mediado pelo professor a partir do uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelos aparelhos celulares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "CELULAR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID2789_11092017233702.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUD"
    "autor_email" => "claud_bc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSORA LÚCIA DANTAS (ISEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37995
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2458
    "inscrito_id" => 2789
    "titulo" => "O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho procura trazer uma reflexão sobre o uso do celular pelo professor de geografia como ferramenta da sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho fez-se uso da pesquisa bibliográfica referente ao tema, para a partir dela, investigar mesmo que de forma teórica a existência dessa possibilidade, uma vez que cada vez mais os alunos estão vivendo no mundo digital, porém a maioria dos professores, mesmo fazendo parte desse universo, ainda insiste em ver o celular como algo que deve ser banido da sala de aula, proibindo o seu uso e estimulando, por conseguinte, a vontade do aluno em usá-lo. Essa atitude das escolas e dos professores, ao invés de coibir o uso o torna mais atraente, o celular faz parte da vida da maioria dos alunos, sejam eles da zona urbana e ou da zona rural, os smartphones aparelhos que a maioria possui, vem com recursos que o transforma em computadores de bolso, quando interligados a internet. O professor precisa rever seu posicionamento frente a esse aparelho, precisa rever sua postura no mundo digital. Transformar o celular em um aliado no processo de aprendizagem é de suma importância, as aulas de geografia precisam sair das mesmices dos conteúdos dos livros didáticos e se vestir de uma nova roupagem, onde teoria e prática caminham de mãos dadas, onde o aluno pode ser o sujeito do seu conhecimento, mediado pelo professor a partir do uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelos aparelhos celulares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "CELULAR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID2789_11092017233702.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUD"
    "autor_email" => "claud_bc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSORA LÚCIA DANTAS (ISEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho procura trazer uma reflexão sobre o uso do celular pelo professor de geografia como ferramenta da sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento do trabalho fez-se uso da pesquisa bibliográfica referente ao tema, para a partir dela, investigar mesmo que de forma teórica a existência dessa possibilidade, uma vez que cada vez mais os alunos estão vivendo no mundo digital, porém a maioria dos professores, mesmo fazendo parte desse universo, ainda insiste em ver o celular como algo que deve ser banido da sala de aula, proibindo o seu uso e estimulando, por conseguinte, a vontade do aluno em usá-lo. Essa atitude das escolas e dos professores, ao invés de coibir o uso o torna mais atraente, o celular faz parte da vida da maioria dos alunos, sejam eles da zona urbana e ou da zona rural, os smartphones aparelhos que a maioria possui, vem com recursos que o transforma em computadores de bolso, quando interligados a internet. O professor precisa rever seu posicionamento frente a esse aparelho, precisa rever sua postura no mundo digital. Transformar o celular em um aliado no processo de aprendizagem é de suma importância, as aulas de geografia precisam sair das mesmices dos conteúdos dos livros didáticos e se vestir de uma nova roupagem, onde teoria e prática caminham de mãos dadas, onde o aluno pode ser o sujeito do seu conhecimento, mediado pelo professor a partir do uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelos aparelhos celulares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.