A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA DE EMPREGO NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “VIVER, APRENDER” DESTINADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35095 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1445 "inscrito_id" => 5405 "titulo" => "A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA DE EMPREGO NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “VIVER, APRENDER” DESTINADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "É possível ensinar o gênero textual entrevista de emprego? O que propõem os livros didáticos destinados à Educação de Jovens e Adultos para a didatização desse gênero oral? Este trabalho analisa o trato com o gênero textual entrevista de emprego na coleção de livros didáticos “Viver, Aprender”, da editora Global (2013), destinada à Educação de Jovens e Adultos. A obra, adotada por 17 (dezessete) municípios que compõem a rede pública municipal da Zona da Mata Norte de Pernambuco/Brasil, integra o conjunto de livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (BRASIL/EJA, 2014). Como opção metodológica a pesquisa empregou a técnica de análise de conteúdo temático-categorial (BARDIN, 1997), cuja essência analítica visa explicar e sistematizar o conteúdo da mensagem e o significado desse conteúdo, por meio de deduções lógicas e justificadas. Os dados foram tratados de forma qualitativa, que segundo Minayo (1994, p. 21, 22), compreende “o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes”. tais dimensões encontram-se também nos livros didáticos, suportes situados em um contexto histórico, em nossa pesquisa, na Rede Pública da Mata Norte de Pernambuco, que se destina a sujeitos contextualizados, em nosso contexto, alunos/as pertencentes a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados revelaram que a atividade disponibilizada pela coleção para o ensino do gênero em questão, apresenta um modelo didático que busca orientar sua realização, a partir de etapas que compõem a estrutura de uma entrevista e que são indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem desse gênero oral. Entretanto, percebe-se a necessidade do docente aprofundar os encaminhamentos propostos pela atividade quanto à dimensão do oral formal, em espaços extraescolares, promovendo maiores reflexões sobre a língua e sua adequação às diversas esferas comunicativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA DE EMPREGO, LIVRO DIDÁTICO, JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5405_10092017185049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAILA IVANILDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAILA SILVA" "autor_email" => "hailasilva@live.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35095 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1445 "inscrito_id" => 5405 "titulo" => "A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA DE EMPREGO NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “VIVER, APRENDER” DESTINADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "É possível ensinar o gênero textual entrevista de emprego? O que propõem os livros didáticos destinados à Educação de Jovens e Adultos para a didatização desse gênero oral? Este trabalho analisa o trato com o gênero textual entrevista de emprego na coleção de livros didáticos “Viver, Aprender”, da editora Global (2013), destinada à Educação de Jovens e Adultos. A obra, adotada por 17 (dezessete) municípios que compõem a rede pública municipal da Zona da Mata Norte de Pernambuco/Brasil, integra o conjunto de livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (BRASIL/EJA, 2014). Como opção metodológica a pesquisa empregou a técnica de análise de conteúdo temático-categorial (BARDIN, 1997), cuja essência analítica visa explicar e sistematizar o conteúdo da mensagem e o significado desse conteúdo, por meio de deduções lógicas e justificadas. Os dados foram tratados de forma qualitativa, que segundo Minayo (1994, p. 21, 22), compreende “o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes”. tais dimensões encontram-se também nos livros didáticos, suportes situados em um contexto histórico, em nossa pesquisa, na Rede Pública da Mata Norte de Pernambuco, que se destina a sujeitos contextualizados, em nosso contexto, alunos/as pertencentes a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados revelaram que a atividade disponibilizada pela coleção para o ensino do gênero em questão, apresenta um modelo didático que busca orientar sua realização, a partir de etapas que compõem a estrutura de uma entrevista e que são indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem desse gênero oral. Entretanto, percebe-se a necessidade do docente aprofundar os encaminhamentos propostos pela atividade quanto à dimensão do oral formal, em espaços extraescolares, promovendo maiores reflexões sobre a língua e sua adequação às diversas esferas comunicativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA DE EMPREGO, LIVRO DIDÁTICO, JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5405_10092017185049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAILA IVANILDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAILA SILVA" "autor_email" => "hailasilva@live.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }