Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS TIPOS DE PROVAS MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA, PROVAS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante da lacuna existente no tema Provas e Demonstrações Matemáticas na Educação Básica, pelos estudos apresentados em nível do currículo realizados mostrarem que a maior parte dos estudantes em todos os países usam estratégias demonstrativas empíricas e que os professores de Matemática da Educação Básica não ensinam conteúdos envolvendo demonstrações por considerarem pouco importante e complexo para o aluno aprender, evidenciadas pela literatura, este artigo vem analisar os tipos de provas dadas por uma dupla de alunos do 1º Ano do Ensino Médio por meio de uma Proposta Didática em uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Areia-PB. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissional finalizada em junho de 2017, que analisou as respostas dadas por oito duplas e um trio de alunos escolhidos livremente a uma Proposta Didática nas atividades que tratam do Teorema da Soma dos Ângulos Internos de um Triângulo. Esta pesquisa desenvolveu-se com métodos qualitativos, estudo de caso, o qual, trazemos para esse artigo resultados do caso Aline e Tamara. Essa dupla foi selecionada por ter apresentado o melhor desempenho em nossa Proposta Didática. Nossos resultados sugerem que a dupla de alunos apresentaram justificativas informais, ou seja, provas informais. Portanto, chegamos ao final desta pesquisa convictos de que é preciso iniciar o trabalho das provas e demosntrações matemáticas na Educação Básica, adequando seu ensino ao grau de maturidade e aos conhecimentos matemáticos dos alunos, visto que, nossos resultados apontam que esse tema não é abordado adequadamente em sala de aula.

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