A recente reformulação do currículo da educação básica reflete as preocupações contemporâneas voltadas para um ensino transdisciplinar, como alternativa de estimulo ao ensino aprendizagem significativo. Dentre as sugestões apresentadas no currículo incluem o uso de objetos concretos e a inclusão de projetos da educação ambiental no currículo da escola. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a viabilidade de propostas de construção de materiais concretos de matemática com uso de reciclados, como uma atividade transdisciplinar. Para tanto, foi ofertada uma oficina como formação continuada de professores de matemática da rede pública de Petrolina, cujas atividades foram realizadas em duas etapas: reflexão dos problemas ambientais local e a importância de sua discussão em sala de aula; e construção de materiais concretos de matemática com uso de reciclados. A experiência permitiu inferir a importância da inclusão deste tipo de proposta na formação continuada dos docentes, como política de incentivo desta prática em sala de aula, além de perceber no uso destes recursos, as possibilidades de confecção de objetos pedagógicos como uma possibilidade de promover aulas interativas e assimilação dos conteúdos de forma significativa.