Este artigo tem como perspectiva a Proposta Curricular na Educação Infantil e sua aplicação no desenvolvimento global da criança. Uma vez que ao iniciar sua trajetória de vida, as crianças têm direito a saúde, amor, aceitação e segurança, que constituem um forte alicerce para suportar as fases posteriores de desenvolvimento. Assim sendo, surge uma nova concepção de creche-ambiente de educação e cuidados — que sinaliza para a fundamental importância de que a este espaço, anteriormente direcionado somente aos cuidados para com a criança, atribua-se um papel educativo complementar junto às famílias. Durante muito tempo, as instituições infantis, incluindo as brasileiras organizavam seu espaço e sua rotina diária em função de ideias de assistência, de custódia e de higiene da criança. A década de 1980 passou por um momento de ampliação do debate a respeito das funções das instituições infantis para a sociedade moderna, que teve início com os movimentos populares dos anos de 1970. Seu objetivo geral foi de conhecer sobre o currículo na educação Infantil e a importância da utilização no desenvolvimento da criança. E os específicos foram: averiguar a relação entre currículo e o desenvolvimento global da criança na Educação Infantil e investigar o legislado a respeito do currículo na Educação Infantil e o desenvolvimento global da criança. Recorre-se a uma abordagem qualitativa, bibliográfica e descritiva. Em sua execução serão considerados o Currículo e a Educação Infantil em síntese, bem como o desenvolvimento global da criança com seus aspectos fundamentais. Adianta-se a necessidade de uma união de informações na constatação da importância merecedora de atenções do Currículo na Educação Infantil.