A intenção do presente trabalho é relatar observações feitas em turmas da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o título “Relato de experiência: Um olhar sobre o estudo da Educação dos Jovens e Adultos”, onde foram observadas através de uma pesquisa de campo. A pesquisa é classificada como exploratória e faz uso do método Survey. Este, dividido em 2 etapas: a primeira seria uma breve observação das aulas, verificando a realidade do ensino em sala e a segunda etapa, buscou-se por meio de uma entrevista informal coletar informações que pudessem complementar algumas considerações a respeito da prática de ensino, concepções, discurso e atitudes do professor(a) em sala de aula. As disciplinas escolhidas para a atividade foram Matemática e Língua Portuguesa. Concluídas as observações, para um diálogo informal buscou-se conversar com dois professores, estes, responsáveis pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática: Professor A e Professor B, respectivamente. O presente estudo possibilitou reflexão acerca do ensino de EJA, a sua prática educativa, considerando a metodologia adotada pelo educador, buscou-se pesquisar através da entrevista utilizada neste trabalho, se há a inclusão de métodos que beneficiem tal modalidade, dentro do contexto de uma escola da rede pública. A reflexão dessa prática pedagógica é o principal dever ao educador dessa modalidade de ensino, além da clareza de ser este um método de grande responsabilidade social e educacional, onde o docente é o mediador entre aluno e conhecimento. No sentido de avançar no conhecimento, possibilitando novas aprendizagens, incapazes de serem alcançadas se o docente não fizer esse papel de mediador na sala.