Exercer a função de monitor, no nível superior em atividades de ensino, acontece mediante prévios planos de estudo e aptidão suficientes para auxiliar o professor responsável pela disciplina na disseminação do conhecimento em sala de aula. A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que é fornecido aos alunos interessados na oportunidade de aprofundar os conhecimentos da disciplina, da mesma forma que auxiliar na resolução de possíveis dificuldades que a matéria possa denotar no decorrer do período letivo.Em consonância com o supracitado, este trabalho tem por objetivo discutir sobre a participação do monitor como agente disseminador do conhecimento e demonstrar como se desenvolveram as atividades laborais nas disciplinas de Desenho Técnico e Desenho e Projeto Arquitetônico, ofertadas no Laboratório de Desenho do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, no Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande. Para o monitor, a monitoria é um espaço de troca de experiências entre docente – monitor e monitor – alunos, onde tal ambiente favorece em seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional proporcionando maior conhecimento técnico, melhor atuação profissional e maior confiança acerca de seu posicionamento no mercado de trabalho. Conclui-se que a monitoria em disciplinas de laboratório tem papel de grande importância no ensino – aprendizagem dos discentes, pois o monitor atua como uma ponte entre o professor e o aluno, de forma que possíveis barreiras existentes sejam rompidas devido à sua presença fazendo com que a experiência dessa prática discente exerça grande influência para o exercício da carreira docente no futuro.