Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS DA CIDADE DE ASSU/RN

Palavra-chaves: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, AMBIENTE ESCOLAR Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37979
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4694
    "inscrito_id" => 10212
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS DA CIDADE DE ASSU/RN"
    "resumo" => "É cediço que cada vez mais as tecnologias digitais estão presentes em diferentes setores da sociedade, chegando de forma acelerada nas instituições educativas. No entanto, ainda encontramos escolas que, mesmo possuindo diferentes ferramentas tecnológicas, não fazem uso destes aparatos, por diferentes fatores, entre eles, a falta de formação para lidar de forma eficaz, didática e pedagógica com os instrumentos tecnológicos. Com base nessas discussões, o trabalho tem por objetivo identificar o uso dos aparatos tecnológicos em escolas da rede pública municipal da cidade de Assu, no estado do Rio Grande do Norte, buscando compreender as concepções de alguns profissionais do ensino e de alunos sobre o uso de diferentes ferramentas tecnológicas no âmbito educacional, bem como entender o uso ou não destes aparatos nas escolas da região de Assu/RN. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos entrevistas e questionários com alunos, diretores e professores de quatro instituições educativas. Nosso estudo foi embasado teoricamente em MAIA; BARRETO (2012) e MORAN; MASSETTO e BEHRENS (2013). Diante dos estudos e pesquisa realizada, concluímos que o trabalho evidenciou que, quando incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem as ferramentas digitais podem proporcionar novas formas de ensinar e, principalmente, de aprender, em um momento no qual a cultura e os valores da sociedade estão mudando, exigindo novas formas de acesso ao conhecimento e cidadãos críticos, criativos, competentes e dinâmicos. Além disso, os recursos tecnológicos digitais, bem mais do que estimular a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, AMBIENTE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID10212_16102017232959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBER KROLL DE AZEVEDO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KLEBER KROLL"
    "autor_email" => "kleber.kroll@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37979
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4694
    "inscrito_id" => 10212
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS DA CIDADE DE ASSU/RN"
    "resumo" => "É cediço que cada vez mais as tecnologias digitais estão presentes em diferentes setores da sociedade, chegando de forma acelerada nas instituições educativas. No entanto, ainda encontramos escolas que, mesmo possuindo diferentes ferramentas tecnológicas, não fazem uso destes aparatos, por diferentes fatores, entre eles, a falta de formação para lidar de forma eficaz, didática e pedagógica com os instrumentos tecnológicos. Com base nessas discussões, o trabalho tem por objetivo identificar o uso dos aparatos tecnológicos em escolas da rede pública municipal da cidade de Assu, no estado do Rio Grande do Norte, buscando compreender as concepções de alguns profissionais do ensino e de alunos sobre o uso de diferentes ferramentas tecnológicas no âmbito educacional, bem como entender o uso ou não destes aparatos nas escolas da região de Assu/RN. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos entrevistas e questionários com alunos, diretores e professores de quatro instituições educativas. Nosso estudo foi embasado teoricamente em MAIA; BARRETO (2012) e MORAN; MASSETTO e BEHRENS (2013). Diante dos estudos e pesquisa realizada, concluímos que o trabalho evidenciou que, quando incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem as ferramentas digitais podem proporcionar novas formas de ensinar e, principalmente, de aprender, em um momento no qual a cultura e os valores da sociedade estão mudando, exigindo novas formas de acesso ao conhecimento e cidadãos críticos, criativos, competentes e dinâmicos. Além disso, os recursos tecnológicos digitais, bem mais do que estimular a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, AMBIENTE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID10212_16102017232959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBER KROLL DE AZEVEDO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KLEBER KROLL"
    "autor_email" => "kleber.kroll@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É cediço que cada vez mais as tecnologias digitais estão presentes em diferentes setores da sociedade, chegando de forma acelerada nas instituições educativas. No entanto, ainda encontramos escolas que, mesmo possuindo diferentes ferramentas tecnológicas, não fazem uso destes aparatos, por diferentes fatores, entre eles, a falta de formação para lidar de forma eficaz, didática e pedagógica com os instrumentos tecnológicos. Com base nessas discussões, o trabalho tem por objetivo identificar o uso dos aparatos tecnológicos em escolas da rede pública municipal da cidade de Assu, no estado do Rio Grande do Norte, buscando compreender as concepções de alguns profissionais do ensino e de alunos sobre o uso de diferentes ferramentas tecnológicas no âmbito educacional, bem como entender o uso ou não destes aparatos nas escolas da região de Assu/RN. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos entrevistas e questionários com alunos, diretores e professores de quatro instituições educativas. Nosso estudo foi embasado teoricamente em MAIA; BARRETO (2012) e MORAN; MASSETTO e BEHRENS (2013). Diante dos estudos e pesquisa realizada, concluímos que o trabalho evidenciou que, quando incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem as ferramentas digitais podem proporcionar novas formas de ensinar e, principalmente, de aprender, em um momento no qual a cultura e os valores da sociedade estão mudando, exigindo novas formas de acesso ao conhecimento e cidadãos críticos, criativos, competentes e dinâmicos. Além disso, os recursos tecnológicos digitais, bem mais do que estimular a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.