A motivação para produção deste artigo decorre das experiências no PIBID de História
da UEPB, que estão sendo realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Solon de Lucena, localizada em Campina Grande, com turmas de ensino médio. O
programa se firma como um incentivo ao aluno universitário, dando meios e recursos para
que sejam colocados em prática seu exercício de aprendizagem, e o fazendo, conciliar e
reformular a fundamentação teórica que teve na academia com a instituição escolar. A
experiência com o PIBID é inovadora e proveitosa, pois abre espaço para estudantes de
licenciatura, que ainda estão estudando para sua formação como professor, terem a
oportunidade de adentrar em uma sala de aula, com liberdade para produção de recursos
e experiências com os alunos. Contudo, vale salientar que o programa ajuda a inovar o
ensino de história no ambiente escolar, tendo em vista que tal inovação é necessária, já
que, é uma disciplina não muito atraente para os discentes. Sendo assim, é função dos
pibidianos, junto com os supervisores, reunir métodos que repensem as formas de ensino
na sala de aula.