FERNANDES, Neusiana Vieira et al.. Análise histórica da educação especial. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35834>. Acesso em: 25/11/2024 00:47
O trabalho pretende fazer uma análise histórica da educação inclusiva, partindo das primeiras civilizações como Egito, Suméria, Babilônia, Assírio, Mediterrâneas Orientais, Grécia, Esparta, Mulçumanos e etc. O mencionado texto não pretende esgotar o tema, nesse sentido, deve haver um diálogo com as pessoas e com os agentes públicos sobre a história da educação inclusiva e os atuais problemas dessa educação no Brasil e no mundo. O refiro estudo trata de uma educação especial inclusiva que não pretende estabelecer nenhuma segregação. O objetivo do trabalho é estudar a história da educação inclusiva para que se possa entender o que vem acontecendo atualmente, nessa perspectiva, deve ser olhado o passado para que se possa compreender o presente. A metodologia do trabalho está embasada numa pesquisa bibliográfica. Os métodos utilizados foram o método dedutivo e o método qualitativo. Diante do atual contexto vivenciado pela sociedade, o problema do trabalho está fundado na seguinte questão: como é tratada a história da educação inclusiva? Justifica-se pela importância do tema, em razão de atualmente se ter uma sociedade caracterizada pela desigualdade, nesse aspecto, a inclusão jurídica, cultural, econômica e social deve acontecer com vista em proporcionar uma justiça social. A educação brasileira vem passando por dificuldades e um dos fatores é a falta de investimento em uma educação de qualidade. É necessária uma mudança cultura das pessoas no sentido de tratar todos com respeito aos Direitos Humanos. Não se pode admitir violações desses direitos, tendo em vista que a dignidade da pessoa humana é um fundamento do Estado Democrático de Direito.