A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA
0 of 0"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 35060 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1518 "inscrito_id" => 5722 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA" "resumo" => "O presente estudo objetiva analisar a importância da construção da identidade negra da criança, no contexto da educação infantil e o papel do professor nesse processo, compreendendo o que de fato é importante a criança ter acesso em sala de aula. Assim, questões importantes devem ser priorizadas nas discussões nacionais: a prática docente na educação infantil e a questão étnico racial, no caso mais específico da identidade negra nessa etapa da educação básica, por entender-se que há grandes desafios a serem enfrentados no campo curricular da educação infantil. Parte da seguinte questão norteadora: Como e em que medida a questão da identidade negra pode e deve ser tematizada em sala de aula no contexto da educação infantil? O percurso teórico metodológico constituiu-se a partir da pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da pesquisa de campo. Partiu da revisão de literatura com base em estudos da área de educação infantil e da identidade negra destacando: os documentos legais da área de Educação Infantil como o Referencial Curricular Nacional (RCNEI) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI) e, ainda, nos estudos de autores que analisam a criança como um sujeito fruto da história e da cultura e na construção da identidade, como sendo um processo que é estabelecido nas relações sociais entre os sujeitos. A pesquisa de campo desenvolveu-se em uma escola da rede municipal de São Luís tendo como sujeito uma professora da educação infantil da referida escola. A entrevista e observação foram utilizados como instrumentos para coleta de dados. Os resultados apontam para a importância de abordar a questão da identidade negra desde a educação infantil, por ser a primeira etapa da educação básica, na qual a criança está em processo de desenvolvimento e construção das bases de sua identidade e valores fundamentais, que servirão de fundamentos para sua vida adulta. ◀O presente estudo objetiva analisar a importância da construção da identidade negra da criança, no contexto da educação infantil e o papel do professor nesse pr ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID5722_10092017212215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCIA SANTANA SILVA PADILHA" "autor_nome_curto" => "GLAUCIA PADILHA" "autor_email" => "glauciassilva@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 35060 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1518 "inscrito_id" => 5722 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA" "resumo" => "O presente estudo objetiva analisar a importância da construção da identidade negra da criança, no contexto da educação infantil e o papel do professor nesse processo, compreendendo o que de fato é importante a criança ter acesso em sala de aula. Assim, questões importantes devem ser priorizadas nas discussões nacionais: a prática docente na educação infantil e a questão étnico racial, no caso mais específico da identidade negra nessa etapa da educação básica, por entender-se que há grandes desafios a serem enfrentados no campo curricular da educação infantil. Parte da seguinte questão norteadora: Como e em que medida a questão da identidade negra pode e deve ser tematizada em sala de aula no contexto da educação infantil? O percurso teórico metodológico constituiu-se a partir da pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da pesquisa de campo. Partiu da revisão de literatura com base em estudos da área de educação infantil e da identidade negra destacando: os documentos legais da área de Educação Infantil como o Referencial Curricular Nacional (RCNEI) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI) e, ainda, nos estudos de autores que analisam a criança como um sujeito fruto da história e da cultura e na construção da identidade, como sendo um processo que é estabelecido nas relações sociais entre os sujeitos. A pesquisa de campo desenvolveu-se em uma escola da rede municipal de São Luís tendo como sujeito uma professora da educação infantil da referida escola. A entrevista e observação foram utilizados como instrumentos para coleta de dados. Os resultados apontam para a importância de abordar a questão da identidade negra desde a educação infantil, por ser a primeira etapa da educação básica, na qual a criança está em processo de desenvolvimento e construção das bases de sua identidade e valores fundamentais, que servirão de fundamentos para sua vida adulta. ◀O presente estudo objetiva analisar a importância da construção da identidade negra da criança, no contexto da educação infantil e o papel do professor nesse pr ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID5722_10092017212215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCIA SANTANA SILVA PADILHA" "autor_nome_curto" => "GLAUCIA PADILHA" "autor_email" => "glauciassilva@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }