Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE MODALIDADES DIDÁTICAS: OFICINAS E FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ELEMENTOS ARTICULADORES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO

Palavra-chaves: FEIRA DE CIÊNCIAS, PIBID, MATERIAIS DIDÁTICOS, , OFICINAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38855
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4606
    "inscrito_id" => 4268
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MODALIDADES DIDÁTICAS: OFICINAS E FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ELEMENTOS ARTICULADORES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO"
    "resumo" => "Na escola é preciso encontrar meios dentro da metodologia que ofereçam uma oportunidade de desenvolver um projeto de enriquecimento curricular que seja significativo, tanto para os professores quanto para os alunos. A utilização de novos recursos didáticos em sala de aula é uma estratégia que possibilita aos alunos um melhor conhecimento, estimulando na participação do educando, a feira de ciências é uma ferramenta que possibilita contato com a criação, o desenvolvimento e a apresentação do projeto. É fundamental que o professor busque abordagens diferenciadas para trabalhar os diversos assuntos em sala de aula, assim como lecionar os assuntos de forma mais clara, didática e dinâmica. A utilização de materiais didáticos promove aos alunos uma melhor compreensão, procurando aproximar os conhecimentos específicos na busca de um aprendizado significativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos do Ensino Médio da escola E.E.E.M. Monsenhor Manuel Vieira. O trabalho teve como objetivo, a confecção de materiais didáticos a fim de promover a aprendizagem dos alunos de uma maneira mais lúdica e significativa em relação aos diversos eixos temáticos abordados. Para a avaliação dos conhecimentos obtidos no decorrer das oficinas, os alunos apresentaram os materiais didáticos produzidos por eles, no Evento da Feira de Ciências realizado na Escola, pelos Bolsistas do PIBID e pelo Professor de Biologia da escola. A utilização de novas modalidades didáticas e novas práticas pedagógicas nas aulas permite um caráter facilitador de aprendizado, fazendo com que os alunos tenham mais interação com o assunto abordado, assim como um melhor desenvolvimento, aproximando mais os alunos da realidade e estimulando o gosto em aprender e em transmitir o conhecimento que lhe foi passado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FEIRA DE CIÊNCIAS, PIBID, MATERIAIS DIDÁTICOS,, OFICINAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4268_16102017230805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA RUMÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandamartins73@live.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38855
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4606
    "inscrito_id" => 4268
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MODALIDADES DIDÁTICAS: OFICINAS E FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ELEMENTOS ARTICULADORES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO"
    "resumo" => "Na escola é preciso encontrar meios dentro da metodologia que ofereçam uma oportunidade de desenvolver um projeto de enriquecimento curricular que seja significativo, tanto para os professores quanto para os alunos. A utilização de novos recursos didáticos em sala de aula é uma estratégia que possibilita aos alunos um melhor conhecimento, estimulando na participação do educando, a feira de ciências é uma ferramenta que possibilita contato com a criação, o desenvolvimento e a apresentação do projeto. É fundamental que o professor busque abordagens diferenciadas para trabalhar os diversos assuntos em sala de aula, assim como lecionar os assuntos de forma mais clara, didática e dinâmica. A utilização de materiais didáticos promove aos alunos uma melhor compreensão, procurando aproximar os conhecimentos específicos na busca de um aprendizado significativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos do Ensino Médio da escola E.E.E.M. Monsenhor Manuel Vieira. O trabalho teve como objetivo, a confecção de materiais didáticos a fim de promover a aprendizagem dos alunos de uma maneira mais lúdica e significativa em relação aos diversos eixos temáticos abordados. Para a avaliação dos conhecimentos obtidos no decorrer das oficinas, os alunos apresentaram os materiais didáticos produzidos por eles, no Evento da Feira de Ciências realizado na Escola, pelos Bolsistas do PIBID e pelo Professor de Biologia da escola. A utilização de novas modalidades didáticas e novas práticas pedagógicas nas aulas permite um caráter facilitador de aprendizado, fazendo com que os alunos tenham mais interação com o assunto abordado, assim como um melhor desenvolvimento, aproximando mais os alunos da realidade e estimulando o gosto em aprender e em transmitir o conhecimento que lhe foi passado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FEIRA DE CIÊNCIAS, PIBID, MATERIAIS DIDÁTICOS,, OFICINAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4268_16102017230805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA RUMÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandamartins73@live.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Na escola é preciso encontrar meios dentro da metodologia que ofereçam uma oportunidade de desenvolver um projeto de enriquecimento curricular que seja significativo, tanto para os professores quanto para os alunos. A utilização de novos recursos didáticos em sala de aula é uma estratégia que possibilita aos alunos um melhor conhecimento, estimulando na participação do educando, a feira de ciências é uma ferramenta que possibilita contato com a criação, o desenvolvimento e a apresentação do projeto. É fundamental que o professor busque abordagens diferenciadas para trabalhar os diversos assuntos em sala de aula, assim como lecionar os assuntos de forma mais clara, didática e dinâmica. A utilização de materiais didáticos promove aos alunos uma melhor compreensão, procurando aproximar os conhecimentos específicos na busca de um aprendizado significativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos do Ensino Médio da escola E.E.E.M. Monsenhor Manuel Vieira. O trabalho teve como objetivo, a confecção de materiais didáticos a fim de promover a aprendizagem dos alunos de uma maneira mais lúdica e significativa em relação aos diversos eixos temáticos abordados. Para a avaliação dos conhecimentos obtidos no decorrer das oficinas, os alunos apresentaram os materiais didáticos produzidos por eles, no Evento da Feira de Ciências realizado na Escola, pelos Bolsistas do PIBID e pelo Professor de Biologia da escola. A utilização de novas modalidades didáticas e novas práticas pedagógicas nas aulas permite um caráter facilitador de aprendizado, fazendo com que os alunos tenham mais interação com o assunto abordado, assim como um melhor desenvolvimento, aproximando mais os alunos da realidade e estimulando o gosto em aprender e em transmitir o conhecimento que lhe foi passado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.