Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DE ÁCIDOS, BASES E ESCALA DE PH: COM ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM EM TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, ENEM, RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35001
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 805
    "inscrito_id" => 3873
    "titulo" => "A ABORDAGEM DE ÁCIDOS, BASES E ESCALA DE PH: COM ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM EM TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Química é uma disciplina vista com grande dificuldade por muitos estudantes do ensino médio. Muitos estudantes reclamam do nível de abstração dessa disciplina, com isso o alunado tem a dificuldade em sua aprovação em vestibulares e principalmente no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio),. Consequentemente, os alunos têm maiores dificuldades em resolver as questões aplicadas no Enem, uma vez que estas são extensas e têm contexto interdisciplinar, envolvendo muitas áreas do conhecimento.O objetivo é sanar as dúvidas desses estudantes em relação ao conteúdo de ácido, base e escala de PH que é cobrado no ENEM por aulas com resoluções de questões ministradas por alunas que estão cursando a licenciatura em química do IFPE ). Foi realizada uma aula com 4 turmas de 3º ano de 2 escolas de referência em ensino médio, onde uma é a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Austro Costa em Limoeiro – PE e a outra em Tracunhaém – PE na EREM Doutor Walfredo Luiz Pessoa de Melo buscando o melhor rendimento dos estudantes no ENEM e na resolução das questões.Os dados foram obtidos a partir das análises de testes de sondagens aplicados as turmas de 3º ano do ensino médio em três turmas da escola EREM – Austro Costa (Limoeiro/PE) totalizando 112 alunos e uma turma da escola EREM – Doutor Walfredo Luiz Pessoa de Melo (Tracunhaém/PE) com 48 alunos referente ao número de acertos da Questão 1 que abordou os conceitos de ácidos, bases e escala de PH. Comparando os resultados do teste de sondagem com as aulas ministradas fica evidente que a aula ministrada concomitantemente com a teoria, contextualização e resolução de questões ajudaram na assimilação de teoria além de despertar a curiosidade, interesse e aumentar a facilidade dos estudantes em resolver os problemas no Enem. Desta forma, esta metodologia de ensino deveria ser aplicada sempre que possível, por estimular a participação mais ativa dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ENEM, RESOLUÇÃO DE QUESTÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3873_05092017143420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA CAROLAYNE CABRAL DO LIVRAMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA CABRAL"
    "autor_email" => "Paulacarolayne8@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35001
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 805
    "inscrito_id" => 3873
    "titulo" => "A ABORDAGEM DE ÁCIDOS, BASES E ESCALA DE PH: COM ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM EM TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Química é uma disciplina vista com grande dificuldade por muitos estudantes do ensino médio. Muitos estudantes reclamam do nível de abstração dessa disciplina, com isso o alunado tem a dificuldade em sua aprovação em vestibulares e principalmente no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio),. Consequentemente, os alunos têm maiores dificuldades em resolver as questões aplicadas no Enem, uma vez que estas são extensas e têm contexto interdisciplinar, envolvendo muitas áreas do conhecimento.O objetivo é sanar as dúvidas desses estudantes em relação ao conteúdo de ácido, base e escala de PH que é cobrado no ENEM por aulas com resoluções de questões ministradas por alunas que estão cursando a licenciatura em química do IFPE ). Foi realizada uma aula com 4 turmas de 3º ano de 2 escolas de referência em ensino médio, onde uma é a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Austro Costa em Limoeiro – PE e a outra em Tracunhaém – PE na EREM Doutor Walfredo Luiz Pessoa de Melo buscando o melhor rendimento dos estudantes no ENEM e na resolução das questões.Os dados foram obtidos a partir das análises de testes de sondagens aplicados as turmas de 3º ano do ensino médio em três turmas da escola EREM – Austro Costa (Limoeiro/PE) totalizando 112 alunos e uma turma da escola EREM – Doutor Walfredo Luiz Pessoa de Melo (Tracunhaém/PE) com 48 alunos referente ao número de acertos da Questão 1 que abordou os conceitos de ácidos, bases e escala de PH. Comparando os resultados do teste de sondagem com as aulas ministradas fica evidente que a aula ministrada concomitantemente com a teoria, contextualização e resolução de questões ajudaram na assimilação de teoria além de despertar a curiosidade, interesse e aumentar a facilidade dos estudantes em resolver os problemas no Enem. Desta forma, esta metodologia de ensino deveria ser aplicada sempre que possível, por estimular a participação mais ativa dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ENEM, RESOLUÇÃO DE QUESTÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3873_05092017143420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA CAROLAYNE CABRAL DO LIVRAMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA CABRAL"
    "autor_email" => "Paulacarolayne8@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Química é uma disciplina vista com grande dificuldade por muitos estudantes do ensino médio. Muitos estudantes reclamam do nível de abstração dessa disciplina, com isso o alunado tem a dificuldade em sua aprovação em vestibulares e principalmente no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio),. Consequentemente, os alunos têm maiores dificuldades em resolver as questões aplicadas no Enem, uma vez que estas são extensas e têm contexto interdisciplinar, envolvendo muitas áreas do conhecimento.O objetivo é sanar as dúvidas desses estudantes em relação ao conteúdo de ácido, base e escala de PH que é cobrado no ENEM por aulas com resoluções de questões ministradas por alunas que estão cursando a licenciatura em química do IFPE ). Foi realizada uma aula com 4 turmas de 3º ano de 2 escolas de referência em ensino médio, onde uma é a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Austro Costa em Limoeiro – PE e a outra em Tracunhaém – PE na EREM Doutor Walfredo Luiz Pessoa de Melo buscando o melhor rendimento dos estudantes no ENEM e na resolução das questões.Os dados foram obtidos a partir das análises de testes de sondagens aplicados as turmas de 3º ano do ensino médio em três turmas da escola EREM – Austro Costa (Limoeiro/PE) totalizando 112 alunos e uma turma da escola EREM – Doutor Walfredo Luiz Pessoa de Melo (Tracunhaém/PE) com 48 alunos referente ao número de acertos da Questão 1 que abordou os conceitos de ácidos, bases e escala de PH. Comparando os resultados do teste de sondagem com as aulas ministradas fica evidente que a aula ministrada concomitantemente com a teoria, contextualização e resolução de questões ajudaram na assimilação de teoria além de despertar a curiosidade, interesse e aumentar a facilidade dos estudantes em resolver os problemas no Enem. Desta forma, esta metodologia de ensino deveria ser aplicada sempre que possível, por estimular a participação mais ativa dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.