Neste texto, destacamos pesquisa em processo de construção a qual discute políticas educacionais com base no ciclo de políticas de Ball e Bowe (1998). Destacamos o Programas Ensino Médio Inovador, atualmente desenvolvidos no estado do Ceará, no campo do currículo, que nos possibilita compreender como as escolas recontextualizam suas práticas frente à dimensão regulatória dessas políticas voltadas para a considerada melhoria da escola e, consequentemente da educação pública. Considerando a necessária desconstrução de visões estadocêntricas nas leituras sobre políticas educacionais, buscamos romper com a polarização dicotômica entre política e prática, tentando superar a ideia da escola como local somente de resistência ou de implementadora de políticas. Para tanto, nossas pesquisas vêm se dando a partir de revisões de literatura na perspectiva de compreendermos como o ciclo de políticas PODEM contribuir para que possamos (re) significar as políticas em pauta no contexto da prática. Nessas revisões, destacamos textos de Mainardes (2006), Mainardes, Ferreira e Tello (2011), Lopes e Macedo (2011a; 2011b), Oliveira e Santos (2013). Ainda como parte desse processo, lemos o documento norteador do PROEMI (BRASIL, 2009), com vista a conhecermos o programa, seus objetivos e critérios, suas implicações e exigências para pretensa efetivação na prática escolar. Compreendemos esse espaço como de intervenção, redefinição/reinvenção de práticas, em que os sujeitos constituem políticas. Como parte do ciclo de políticas, os atores sociais mantêm intensa relação com sua construção, seja na ressignificação das propostas apresentadas e nas releituras e reinterpretações dos textos das políticas, seja nas trocas constantes entre os vários contextos.