A intenção desse estudo é contribuir com o debate que busca refletir sobre os contextos das ações afirmativas por meio da efetivação das políticas de cotas (raciais e/ou sociais), em Campina Grande-PB, cidade do interior Nordestino, conhecida por concentrar três importantes Institutos de Educação Superior (UEPB, UFCG, IFPB). A presença dos Institutos de Ensino Superior, os IES, contribuem de maneira significativa na promoção da educação, ciência e cidadania, para a formação superior dos discentes das mais diversas localidades do Brasil e do mundo, e no caso específico, para os paraibanos. A política de cotas é uma das formas de inserção dos discentes oriundos da escola pública junto aos IES. Esta é uma ação afirmativa que busca oportunizar o acesso dos discentes menos abastados a obtenção de uma formação superior. Assim, é relevante conhecer de que forma as cotas (raciais e/ou sociais) estão aumentando as chances qualitativas de construir educação e cidadania para os habitantes da periferia, inserindo-os nos espaços educacionais em Campina Grande – PB. Esses sujeitos são visualizados por meio das ações afirmativas, haja vista que alguns direitos sociais e educacionais são “garantidos” para os alunos das escolas públicas. Um desses direitos foi conquistado por meio do sistema de cotas. Para entendimento dos objetivos e consequente obtenção dos resultados, a pesquisa adota uma abordagem teórico-metodológica de natureza qualitativa do tipo exploratória - explicativa. Nesta direção, trazemos como pertinentes as seguintes questões: o sistema de cotas é uma forma de amenizar a distância dos moradores das camadas populares aos espaços educacionais? Em relação ao Ensino Superior, o sistema de cotas se apresenta como o mais adequado para efetivar políticas educacionais e ações afirmativas? O que representam as políticas de cotas (raciais e/ou sociais) para os estudantes? Essas e outras questões são apontadas nessa pesquisa, desenvolvida pelo PPGEO/UFPE em nível de doutorado.