Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PRA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ALUNOS CEGOS: EXPLORANDO O PERCEPTUAL TÁTIL ACERCA DAS CAMADAS DA TERRA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO, CEGOS, PERCEPTUAL TÁTIL Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Para que a escolarização de alunos com deficiência visual ocorra é necessário que a comunidade escolar (pais, alunos e professores) se comprometa com a educação. Tal comprometimento requer do professor a adaptação de recursos didáticos, de maneira que os alunos cegos possam manipular esse material e ao usar as percepções táteis compreendam o conteúdo que lhe é ensinado. O presente artigo apresenta a produção do material didático adaptado “As camadas da Terra” para alunos cegos no ensino de Ciências Naturais e verifica o potencial pedagógico do material didático adaptado que foi produzido, considerando as necessidades educacionais especiais de alunos cegos em seu processo de aprendizagem na área de Ciências Naturais, a partir da testagem com os alunos cegos e a respeito da eficácia do material para o ensino e aprendizagem dos alunos do Centro de Apoio Pedagógico de Marabá – PA (CAP). O objetivo dessa pesquisa é investigar o potencial pedagógico do recurso “As camadas da Terra” que foi produzido, considerando o referencial perceptual tátil dos alunos cegos em seu processo de escolarização no Ensino de Ciências Naturais, a partir da testagem com os alunos cegos a respeito da eficácia do material para o ensino e aprendizagem dos alunos público alvo da educação especial. A metodologia utilizada foi qualitativa com técnica de observação participante e diário de campo, baseada na realização de entrevistas semiestruturada com os professores e na testagem do material com os alunos do Centro de Apoio Pedagógico. Conclui-se a partir das entrevistas e com a testagem com os alunos cegos que os recursos didáticos são eficazes, pois ajudam na assimilação dos conceitos, na fixação do conteúdo e complementação da parte teórica.

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