IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34981 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2723 "inscrito_id" => 7038 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo o presente artigo buscou identificar as animações/simulações em ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de biologia. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode mediar os processos de aprendizagem dos alunos, por meio de Objetos de Aprendizagem (OA) que se tornam uma alternativa pedagógica útil na educação, como animações/simulações para o ensino de biologia compreendendo uma ferramenta dinâmica e interativa, promovendo melhor compreensão e construção de conceitos e significados na Biologia. A pesquisa compreendeu uma abordagem quantitativa com seleção de dois ambientes virtuais para a análise: a Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) e o Portal do Professor, por serem de acesso público, gratuito e por haver significativa presença de OA, além de outras orientações para ser aplicada na prática docente escolar. No site RIVED foram identificadas cinco áreas de conhecimento: Genética, Biologia Celular, Microbiologia e Ecologia, além de temas transversais relacionados à sexualidade para o ensino médio, enquanto no Portal do Professor foram identificas 10 áreas que envolveram: Genética, Biologia Celular, Microbiologia, Ecologia, Bioquímica, Fisiologia Humana, Histologia, Zoologia e Temas Transversais, destinadas ao público do Ensino Médio e Fundamental. Observar nos sites RIVED e Portal do Professor maior incidência das animações/ simulações referentes aos conteúdos de genética e biologia celular, possivelmente por abordar conceitos abstratos e apresentarem conceitos que envolvem discussões polêmicas na ciência e ainda que a utilização de atividades com OA representa uma ferramenta útil para construção do conhecimento, pois podem estimular o interesse dos estudantes sobre os conteúdos abordados em sala, pois envolvem um caráter dinâmico e interativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ANIMAÇÕES/SIMULAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7038_17092017185329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => " MARIA GISELLY JORGE DE MATOS" "autor_nome_curto" => "MARIA GISELLY" "autor_email" => "maria_giselly15@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34981 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2723 "inscrito_id" => 7038 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo o presente artigo buscou identificar as animações/simulações em ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de biologia. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode mediar os processos de aprendizagem dos alunos, por meio de Objetos de Aprendizagem (OA) que se tornam uma alternativa pedagógica útil na educação, como animações/simulações para o ensino de biologia compreendendo uma ferramenta dinâmica e interativa, promovendo melhor compreensão e construção de conceitos e significados na Biologia. A pesquisa compreendeu uma abordagem quantitativa com seleção de dois ambientes virtuais para a análise: a Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) e o Portal do Professor, por serem de acesso público, gratuito e por haver significativa presença de OA, além de outras orientações para ser aplicada na prática docente escolar. No site RIVED foram identificadas cinco áreas de conhecimento: Genética, Biologia Celular, Microbiologia e Ecologia, além de temas transversais relacionados à sexualidade para o ensino médio, enquanto no Portal do Professor foram identificas 10 áreas que envolveram: Genética, Biologia Celular, Microbiologia, Ecologia, Bioquímica, Fisiologia Humana, Histologia, Zoologia e Temas Transversais, destinadas ao público do Ensino Médio e Fundamental. Observar nos sites RIVED e Portal do Professor maior incidência das animações/ simulações referentes aos conteúdos de genética e biologia celular, possivelmente por abordar conceitos abstratos e apresentarem conceitos que envolvem discussões polêmicas na ciência e ainda que a utilização de atividades com OA representa uma ferramenta útil para construção do conhecimento, pois podem estimular o interesse dos estudantes sobre os conteúdos abordados em sala, pois envolvem um caráter dinâmico e interativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ANIMAÇÕES/SIMULAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7038_17092017185329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => " MARIA GISELLY JORGE DE MATOS" "autor_nome_curto" => "MARIA GISELLY" "autor_email" => "maria_giselly15@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }