A pesquisa teve como objetivo o presente artigo buscou identificar as animações/simulações em ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de biologia. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode mediar os processos de aprendizagem dos alunos, por meio de Objetos de Aprendizagem (OA) que se tornam uma alternativa pedagógica útil na educação, como animações/simulações para o ensino de biologia compreendendo uma ferramenta dinâmica e interativa, promovendo melhor compreensão e construção de conceitos e significados na Biologia. A pesquisa compreendeu uma abordagem quantitativa com seleção de dois ambientes virtuais para a análise: a Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) e o Portal do Professor, por serem de acesso público, gratuito e por haver significativa presença de OA, além de outras orientações para ser aplicada na prática docente escolar. No site RIVED foram identificadas cinco áreas de conhecimento: Genética, Biologia Celular, Microbiologia e Ecologia, além de temas transversais relacionados à sexualidade para o ensino médio, enquanto no Portal do Professor foram identificas 10 áreas que envolveram: Genética, Biologia Celular, Microbiologia, Ecologia, Bioquímica, Fisiologia Humana, Histologia, Zoologia e Temas Transversais, destinadas ao público do Ensino Médio e Fundamental. Observar nos sites RIVED e Portal do Professor maior incidência das animações/ simulações referentes aos conteúdos de genética e biologia celular, possivelmente por abordar conceitos abstratos e apresentarem conceitos que envolvem discussões polêmicas na ciência e ainda que a utilização de atividades com OA representa uma ferramenta útil para construção do conhecimento, pois podem estimular o interesse dos estudantes sobre os conteúdos abordados em sala, pois envolvem um caráter dinâmico e interativo.