A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA RURAL DE BOA VISTA - PB
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33045 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 720 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA RURAL DE BOA VISTA - PB" "resumo" => "A escassez de água é um problema constante na região Nordeste. Existe a necessidade de buscar medidas que venham a promover a conservação da água. Sendo assim, trabalhar este tema em escolas públicas, em especial, as que trabalham com alunos da primeira fase de ensino é essencial no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi conscientizar estudantes do ensino fundamental I em uma escola rural de Boa Vista – PB sob a importância do uso racional da água no processo de ensino-aprendizagem utilizando atividades práticas e teóricas. Para realização deste trabalho foi aplicado questionário estruturado com 5 perguntas fechadas, buscando saber dos alunos, a respeito das atividades desenvolvidas na escola durante o ano letivo, qual a preferida pelos estudantes. A partir destes questionários constatou-se que a maioria prefere trabalhar as questões relacionadas ao uso adequado da água. A partir das oficinas de cultivo de hortaliças em hortas econômicas, os alunos passaram a diminuir o consumo de água em suas casas, exigindo de seus familiares mais cuidado com o gasto excessivo de água que se encontra em pequenas quantidades na região. Com isso, os alunos tiveram a consciência de que é necessário conservar a água e utilizá-la de modo racional, procurando a melhor maneira de não desperdiçar e adotar atitudes que venham favorecer tanto o processo de ensino-aprendizagem, como a disponibilidade deste bem para as atuais e futuras gerações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, ECONOMIA DA ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA5_ID720_20082017141800.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALUISIO MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALUISIO" "autor_email" => "marquesnp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33045 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 720 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA RURAL DE BOA VISTA - PB" "resumo" => "A escassez de água é um problema constante na região Nordeste. Existe a necessidade de buscar medidas que venham a promover a conservação da água. Sendo assim, trabalhar este tema em escolas públicas, em especial, as que trabalham com alunos da primeira fase de ensino é essencial no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi conscientizar estudantes do ensino fundamental I em uma escola rural de Boa Vista – PB sob a importância do uso racional da água no processo de ensino-aprendizagem utilizando atividades práticas e teóricas. Para realização deste trabalho foi aplicado questionário estruturado com 5 perguntas fechadas, buscando saber dos alunos, a respeito das atividades desenvolvidas na escola durante o ano letivo, qual a preferida pelos estudantes. A partir destes questionários constatou-se que a maioria prefere trabalhar as questões relacionadas ao uso adequado da água. A partir das oficinas de cultivo de hortaliças em hortas econômicas, os alunos passaram a diminuir o consumo de água em suas casas, exigindo de seus familiares mais cuidado com o gasto excessivo de água que se encontra em pequenas quantidades na região. Com isso, os alunos tiveram a consciência de que é necessário conservar a água e utilizá-la de modo racional, procurando a melhor maneira de não desperdiçar e adotar atitudes que venham favorecer tanto o processo de ensino-aprendizagem, como a disponibilidade deste bem para as atuais e futuras gerações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, ECONOMIA DA ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA5_ID720_20082017141800.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALUISIO MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALUISIO" "autor_email" => "marquesnp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }