A escassez de água é um problema constante na região Nordeste. Existe a necessidade de buscar medidas que venham a promover a conservação da água. Sendo assim, trabalhar este tema em escolas públicas, em especial, as que trabalham com alunos da primeira fase de ensino é essencial no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi conscientizar estudantes do ensino fundamental I em uma escola rural de Boa Vista – PB sob a importância do uso racional da água no processo de ensino-aprendizagem utilizando atividades práticas e teóricas. Para realização deste trabalho foi aplicado questionário estruturado com 5 perguntas fechadas, buscando saber dos alunos, a respeito das atividades desenvolvidas na escola durante o ano letivo, qual a preferida pelos estudantes. A partir destes questionários constatou-se que a maioria prefere trabalhar as questões relacionadas ao uso adequado da água. A partir das oficinas de cultivo de hortaliças em hortas econômicas, os alunos passaram a diminuir o consumo de água em suas casas, exigindo de seus familiares mais cuidado com o gasto excessivo de água que se encontra em pequenas quantidades na região. Com isso, os alunos tiveram a consciência de que é necessário conservar a água e utilizá-la de modo racional, procurando a melhor maneira de não desperdiçar e adotar atitudes que venham favorecer tanto o processo de ensino-aprendizagem, como a disponibilidade deste bem para as atuais e futuras gerações.