O presente artigo pretende explorar as experiências multidimensionais vivenciados nas Instituições de Educação Infantil - IEIs, pelos estudantes dos componentes curriculares “Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV – Educação Infantil”, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em Campina Grande. O Estágio tem oportunizado a reflexão e a pesquisa sobre a atividade profissional, a partir do convívio cotidiano nas creches e pré-escolas onde poderão vir a atuar, como docentes ou como gestores. Ao mesmo tempo, o Curso de Pedagogia também tem propiciado ao alunado a realização de estágios em forma de pesquisas, inclusive com projetos de intervenções educacionais, desenvolvidos com sucesso. Algumas das investigações foram concretizadas em Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, que apresentam uma variedade de temas, decorrentes da inserção no cotidiano das IEIs, especialmente sobre temáticas relevantes, relacionadas às práticas educativas nesta primeira fase da Educação Básica brasileira. Analisamos alguns trechos de Relatórios de Estágios e de Trabalhos de Conclusão de Curso, produzidos por estagiário(a)s que concluíram o componente sob a nossa supervisão/orientação. O estudo discute como os aprendizes compreendem e problematizam as reais situações das profissionais de Educação Infantil, presenciadas durante os períodos de observações e práticas da docência, e também como ocorrem os seus encontros com as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, das IEIs.
Palavras Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação Profissional.