CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31120 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 324 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA" "resumo" => "A Educação Financeira (EF) na escola é um tema relevante frente às práticas sociais de consumo na vida das pessoas, desta forma desafia a capacidade de gerenciamento financeiro. A EF difere da Matemática Financeira (MF), estando referenciada nas propostas de ensino e prática pedagógica dos professores (as) de Matemática. Considerando a docência em Matemática, assim como a EF relevante a formação dos alunos, investigou-se concepções de professores de Matemática sobre o seu ensino na escola, como trabalham a EF com alunos, além da sua aceitabilidade, por parte destes. Esta investigação insere-se numa pesquisa de mestrado, todavia, neste recorte analisa-se informações coletadas num questionário aplicado com professores (as) de Matemática de Escolas Públicas da Cidade de Campina Grande-PB. A partir das questões propostas é possível entender as concepções dos professores acerca da E.F, as abordagens da metodologia de Ensino enquanto a este tema e de forma geral, busca-se entender a importância dada a este tema em sala de aula de Matemática. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa fundada nas contribuições teóricas da Educação Matemática. Os dados revelam que há professores que tratam a EF ao orientar os alunos (as) sobre o planejamento das finanças pessoais, porém, desconectada dos enfrentamentos consumistas vivenciados pelos jovens na sociedade contemporânea. Constata-se a relevância de um trabalho pedagógico sistematizado e permanente com os alunos acerca das demandas sociais de consumo na sociedade contemporânea e planejamento nos enfrentamentos de suas práticas cotidianas pelos jovens. Além disso, os professores sugeriram várias metodologias de ensino com esta temática. Assim, a participação dos docentes pode contribuir com eficiência para aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO CIDADÃ." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID324_16082017141708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MISLEIDE SILVA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "MIS SANTIAGO" "autor_email" => "misleide.santiago@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31120 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 324 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA" "resumo" => "A Educação Financeira (EF) na escola é um tema relevante frente às práticas sociais de consumo na vida das pessoas, desta forma desafia a capacidade de gerenciamento financeiro. A EF difere da Matemática Financeira (MF), estando referenciada nas propostas de ensino e prática pedagógica dos professores (as) de Matemática. Considerando a docência em Matemática, assim como a EF relevante a formação dos alunos, investigou-se concepções de professores de Matemática sobre o seu ensino na escola, como trabalham a EF com alunos, além da sua aceitabilidade, por parte destes. Esta investigação insere-se numa pesquisa de mestrado, todavia, neste recorte analisa-se informações coletadas num questionário aplicado com professores (as) de Matemática de Escolas Públicas da Cidade de Campina Grande-PB. A partir das questões propostas é possível entender as concepções dos professores acerca da E.F, as abordagens da metodologia de Ensino enquanto a este tema e de forma geral, busca-se entender a importância dada a este tema em sala de aula de Matemática. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa fundada nas contribuições teóricas da Educação Matemática. Os dados revelam que há professores que tratam a EF ao orientar os alunos (as) sobre o planejamento das finanças pessoais, porém, desconectada dos enfrentamentos consumistas vivenciados pelos jovens na sociedade contemporânea. Constata-se a relevância de um trabalho pedagógico sistematizado e permanente com os alunos acerca das demandas sociais de consumo na sociedade contemporânea e planejamento nos enfrentamentos de suas práticas cotidianas pelos jovens. Além disso, os professores sugeriram várias metodologias de ensino com esta temática. Assim, a participação dos docentes pode contribuir com eficiência para aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO CIDADÃ." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID324_16082017141708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MISLEIDE SILVA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "MIS SANTIAGO" "autor_email" => "misleide.santiago@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }