Este trabalho trata-se de um diagnóstico da realidade escolar da Organização Não Governamental (ONG) que atende ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Alagoas. As experiências foram vivenciadas no primeiro semestre do ano de 2017. A instituição atende crianças de vulnerabilidade social na periferia de Maceió. A pesquisa qualitativa foi feita através de uma observação teórica-empírica e coleta de dados para diagnosticar a infraestrutura, o contexto e os processos educativos realizados na instituição. Para uma discursão teórica e dos resultados, é de suma importância a perspectivas construtivista (BECKER, 1992), segundo as teorias de desenvolvimento e aprendizagem de Piaget (1972; 1986) e a utilização de jogos no processo psicomotor (DE MACEDO, 2013). Na observação dos fenômenos, foi possível perceber que a instituição tem um papel importante no que concerne ao desenvolvimento social e emancipação humana, uma vez que experiências como esta permitem um caminho ao ensino/aprendizagem para uma cultura corporal mais democrática e socialmente engajada, baseada no viés construtivista e por meio de instrumentos lúdicos.