Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO EJA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Palavra-chaves: DIFICULDADES, EJA, QUÍMICA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GD03 - Ensino e práticas educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31093
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 495
    "inscrito_id" => 1208
    "titulo" => "AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO EJA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A disciplina de Química faz parte de todas as escolas de educação básica que possuem Nível Fundamental e Nível Médio. Os alunos começam a estudar essa disciplina, a partir do nono ano do Ensino Fundamental II, seguindo até a última série do Ensino Médio. A disciplina também faz parte da grade curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo uma modalidade de ensino diferenciado das demais, de modo que é procurado por uma população alvo. O professor ao Ensinar à disciplina de Química para a modalidade de ensino EJA, se depara com grandes desafios, pois os alunos apresentam uma série de dificuldades, e esses fatores podem acarretar em insatisfações dos estudantes por não se acharem habilitados para aprender os conteúdos presentes na disciplina. Diante disso, o objetivo deste é analisar às dificuldades encontradas pelos alunos do EJA na disciplina de Química. A pesquisa foi realizada durante o mês de julho de 2017, no Município de Soledade-PB. Os sujeitos desta pesquisa foram 16 alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, inseridos na modalidade de ensino EJA. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e os resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário contendo cinco questões objetivas e subjetivas, nas quais foram feitos questionamentos em relação ao acompanhamento dos conteúdos, envolvendo as principais dificuldades apresentadas por esses alunos no que diz respeito, aos conteúdos de Química em sala de aula. Nessa medida, foi possível observar de forma clara as dificuldades desses discentes frente à disciplina em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, EJA, QUÍMICA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1208_29082017131756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JAQUE GOMES"
    "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31093
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 495
    "inscrito_id" => 1208
    "titulo" => "AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO EJA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A disciplina de Química faz parte de todas as escolas de educação básica que possuem Nível Fundamental e Nível Médio. Os alunos começam a estudar essa disciplina, a partir do nono ano do Ensino Fundamental II, seguindo até a última série do Ensino Médio. A disciplina também faz parte da grade curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo uma modalidade de ensino diferenciado das demais, de modo que é procurado por uma população alvo. O professor ao Ensinar à disciplina de Química para a modalidade de ensino EJA, se depara com grandes desafios, pois os alunos apresentam uma série de dificuldades, e esses fatores podem acarretar em insatisfações dos estudantes por não se acharem habilitados para aprender os conteúdos presentes na disciplina. Diante disso, o objetivo deste é analisar às dificuldades encontradas pelos alunos do EJA na disciplina de Química. A pesquisa foi realizada durante o mês de julho de 2017, no Município de Soledade-PB. Os sujeitos desta pesquisa foram 16 alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, inseridos na modalidade de ensino EJA. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e os resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário contendo cinco questões objetivas e subjetivas, nas quais foram feitos questionamentos em relação ao acompanhamento dos conteúdos, envolvendo as principais dificuldades apresentadas por esses alunos no que diz respeito, aos conteúdos de Química em sala de aula. Nessa medida, foi possível observar de forma clara as dificuldades desses discentes frente à disciplina em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, EJA, QUÍMICA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1208_29082017131756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JAQUE GOMES"
    "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A disciplina de Química faz parte de todas as escolas de educação básica que possuem Nível Fundamental e Nível Médio. Os alunos começam a estudar essa disciplina, a partir do nono ano do Ensino Fundamental II, seguindo até a última série do Ensino Médio. A disciplina também faz parte da grade curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo uma modalidade de ensino diferenciado das demais, de modo que é procurado por uma população alvo. O professor ao Ensinar à disciplina de Química para a modalidade de ensino EJA, se depara com grandes desafios, pois os alunos apresentam uma série de dificuldades, e esses fatores podem acarretar em insatisfações dos estudantes por não se acharem habilitados para aprender os conteúdos presentes na disciplina. Diante disso, o objetivo deste é analisar às dificuldades encontradas pelos alunos do EJA na disciplina de Química. A pesquisa foi realizada durante o mês de julho de 2017, no Município de Soledade-PB. Os sujeitos desta pesquisa foram 16 alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, inseridos na modalidade de ensino EJA. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e os resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário contendo cinco questões objetivas e subjetivas, nas quais foram feitos questionamentos em relação ao acompanhamento dos conteúdos, envolvendo as principais dificuldades apresentadas por esses alunos no que diz respeito, aos conteúdos de Química em sala de aula. Nessa medida, foi possível observar de forma clara as dificuldades desses discentes frente à disciplina em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.