Refletindo a cerca das concepções de infância e de criança observadas numa prática de educação infantil e contextualizando-as com as práticas percebidas nas pesquisas de campo do estágio supervisionado em educação infantil, esse texto busca analisar as concepções de infância e criança dos professores da educação infantil em uma creche localizada no município de Bananeiras -PB e a relação entre essas concepções e a prática educativa proposta para as crianças por esses professores, especificamente com a turma do maternal com crianças de 1 a 3 anos de idade. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa teve como princípio metodológico o estudo de caso, a partir do qual compreendeu-se que as concepções de infância e criança estão intimamente ligadas a organização do trabalho pedagógico pelo professor da educação infantil, se fazendo necessário uma quebra da concepção de criança como ser puramente biológico e sem função social. Por fim, o texto apresenta as reflexões acerca das observações realizadas, relacionando o trabalho pedagógico com as concepções de infâncias e a formação do professor de educação infantil, enfatizando a necessidade da compreensão da infância e de criança para possibilidade de reflexão e consequentemente mudança do cenário atual da educação infantil.