A argumentação está embutida em diversas atividades sociais, isto nos mostra a necessidade bde estímulo de práticas dialógica alicerçada em argumentos sólidos no âmbito escolar, onde a partir da apresentação do ponto bde vista, negociação e justificativa deste, possa favorecer ao desenvolvimento cognitivo, e assim promove o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados parciais da investigação da existência do diálogo argumentativo nas aulas, e sua possibilidade de ser uma ferramenta para o desenvolvimento da reflexão-critica. Esta pesquisa está sendo desenvolvida em escola pública da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata-PE, no ensino fundamental 1, nas turmas de 4ano, nas disciplinas de matemática, Ciência e geografia. Diante da Conclusão dessa etapa, os resultados sinaliza a possibilidade da inserção do diálogo argumentativo nas aulas pois promove assim um espaço para a interação. Uma vez que fosse desenvolvido esse diálogo, facilitaria a compreensão por parte dos estudantes da necessidade de refletir sobre suas ações no meio em que estão inseridos