OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31344 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Os jogos didáticos caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem sendo utilizado como uma estratégia pedagógica, tornando as aulas mais interativas e prazerosas. Deste modo, esse método didático vem proporcionar aulas mais atrativas sem perder o seu foco na construção do conhecimento. O presente artigo traz um relato de experiência vivenciada nos períodos de planejamento, observações e regências da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio com o jogo didático no ano de 2016 em uma turma do 1º ano do ensino médio da escola Liceu de Artes e Ofícios localizada em Recife executado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O Estágio Curricular constitui uma etapa importante para a aquisição e o aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Essa atividade propicia ao licenciando relacionar diretamente os conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos com a prática docente. O objetivo desse trabalho é socializar as experiências do Estágio Supervisionado, tendo em vista a reflexão sobre a prática do ensino através de novas metodologias, mostrando a importância dos jogos didáticos em aulas de ciências biológicas para melhorar a aprendizagem de conteúdos da biologia relacionados ao código genético e estrutura do DNA e RNA a partir da utilização de jogos pedagógicos. O método utilizado para a avaliação foi a aplicação de um questionário com algumas perguntas sobre o tema, seguido de uma breve palestra de revisão, e finalmente a realização do Jogo do DNA, um jogo simples e de baixo custo, porém comprovadamente efetivo e divertido. Após o término do jogo houve mais uma vez a aplicação do questionário anterior com a complementação de questões extras sobre a opinião dos alunos sobre a atividade. Os resultados revelam que os jogos didáticos contribuem de maneira significativa, auxiliando pedagogicamente o aluno, facilitando a fixação e a compreensão de conceitos abstratos, melhorando seu desempenho e trabalhando a interação dos estudantes entre si e com os professores na atividade, pois, o ensino de biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "BRINCAR, EDUCAÇÃO, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID69_07052017173657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO RAFAEL SANTOS CAMELO" "autor_nome_curto" => "JOÃO RAFAEL" "autor_email" => "JOAORAFAELX@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31344 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Os jogos didáticos caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem sendo utilizado como uma estratégia pedagógica, tornando as aulas mais interativas e prazerosas. Deste modo, esse método didático vem proporcionar aulas mais atrativas sem perder o seu foco na construção do conhecimento. O presente artigo traz um relato de experiência vivenciada nos períodos de planejamento, observações e regências da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio com o jogo didático no ano de 2016 em uma turma do 1º ano do ensino médio da escola Liceu de Artes e Ofícios localizada em Recife executado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O Estágio Curricular constitui uma etapa importante para a aquisição e o aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Essa atividade propicia ao licenciando relacionar diretamente os conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos com a prática docente. O objetivo desse trabalho é socializar as experiências do Estágio Supervisionado, tendo em vista a reflexão sobre a prática do ensino através de novas metodologias, mostrando a importância dos jogos didáticos em aulas de ciências biológicas para melhorar a aprendizagem de conteúdos da biologia relacionados ao código genético e estrutura do DNA e RNA a partir da utilização de jogos pedagógicos. O método utilizado para a avaliação foi a aplicação de um questionário com algumas perguntas sobre o tema, seguido de uma breve palestra de revisão, e finalmente a realização do Jogo do DNA, um jogo simples e de baixo custo, porém comprovadamente efetivo e divertido. Após o término do jogo houve mais uma vez a aplicação do questionário anterior com a complementação de questões extras sobre a opinião dos alunos sobre a atividade. Os resultados revelam que os jogos didáticos contribuem de maneira significativa, auxiliando pedagogicamente o aluno, facilitando a fixação e a compreensão de conceitos abstratos, melhorando seu desempenho e trabalhando a interação dos estudantes entre si e com os professores na atividade, pois, o ensino de biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "BRINCAR, EDUCAÇÃO, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID69_07052017173657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO RAFAEL SANTOS CAMELO" "autor_nome_curto" => "JOÃO RAFAEL" "autor_email" => "JOAORAFAELX@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }