Os jogos didáticos caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem sendo utilizado como uma estratégia pedagógica, tornando as aulas mais interativas e prazerosas. Deste modo, esse método didático vem proporcionar aulas mais atrativas sem perder o seu foco na construção do conhecimento. O presente artigo traz um relato de experiência vivenciada nos períodos de planejamento, observações e regências da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio com o jogo didático no ano de 2016 em uma turma do 1º ano do ensino médio da escola Liceu de Artes e Ofícios localizada em Recife executado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O Estágio Curricular constitui uma etapa importante para a aquisição e o aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Essa atividade propicia ao licenciando relacionar diretamente os conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos com a prática docente. O objetivo desse trabalho é socializar as experiências do Estágio Supervisionado, tendo em vista a reflexão sobre a prática do ensino através de novas metodologias, mostrando a importância dos jogos didáticos em aulas de ciências biológicas para melhorar a aprendizagem de conteúdos da biologia relacionados ao código genético e estrutura do DNA e RNA a partir da utilização de jogos pedagógicos. O método utilizado para a avaliação foi a aplicação de um questionário com algumas perguntas sobre o tema, seguido de uma breve palestra de revisão, e finalmente a realização do Jogo do DNA, um jogo simples e de baixo custo, porém comprovadamente efetivo e divertido. Após o término do jogo houve mais uma vez a aplicação do questionário anterior com a complementação de questões extras sobre a opinião dos alunos sobre a atividade. Os resultados revelam que os jogos didáticos contribuem de maneira significativa, auxiliando pedagogicamente o aluno, facilitando a fixação e a compreensão de conceitos abstratos, melhorando seu desempenho e trabalhando a interação dos estudantes entre si e com os professores na atividade, pois, o ensino de biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento.