Ao estagiarmos em uma escola estadual da cidade de Campina Grande-PB, percebemos, pelo pouco tempo que estivemos lá, que aqueles jovens têm um potencial para estudar e crescer. O estágio é um momento de descobertas e de colocar em prática teorias que fundamentam nossos estudos e nos acompanham em nossa trajetória acadêmica desde as primeiras disciplinas que nos foram disponibilizadas durante a graduação. Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho é demonstrar um pouco de nossa experiência com o estágio supervisionado no Ensino Fundamental em literatura. Tendo em vista que o mesmo nos permitiu adquirir conhecimentos e atitudes em relação à profissão que escolhemos exercer, nos possibilitando também perceber que ao assumirmos o lugar de "professor" nos exigiu bem mais do que deter uma elevada gama de conhecimentos acerca de determinados conteúdos, pois optamos por trabalhar a temática do preconceito racial a partir da literatura. Buscando fundamentar o nosso trabalho em sala de aula e consequentemente exercê-lo de forma que contribuísse para o efetivo aprendizado dos alunos no levante à literatura, organizamos atividades à luz de teóricos como COSSON (2014). O autor expõe em seus textos a importância da literatura como instrumento de reflexão, desde que ela seja utilizada de maneira adequada, pois a leitura literária requer uma preparação, uma antecipação, que só pode ocorrer se o professor conduzir e favorecer o processo de leitura como um todo. Leituras como Negrinha e Pixaim, de Monteiro Lobato e Cristiane Sobral, respectivamente, foram nosso foco no estágio e nos possibilitaram amplas discussões acerca da temática do negro na nossa sociedade.