O PRECONCEITO RACIAL COMO TEMÁTICA PARA A LEITURA E COMPREENSÃO EM UMA TURMA DE EJA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31318 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 139 "titulo" => "O PRECONCEITO RACIAL COMO TEMÁTICA PARA A LEITURA E COMPREENSÃO EM UMA TURMA DE EJA" "resumo" => "Ao estagiarmos em uma escola estadual da cidade de Campina Grande-PB, percebemos, pelo pouco tempo que estivemos lá, que aqueles jovens têm um potencial para estudar e crescer. O estágio é um momento de descobertas e de colocar em prática teorias que fundamentam nossos estudos e nos acompanham em nossa trajetória acadêmica desde as primeiras disciplinas que nos foram disponibilizadas durante a graduação. Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho é demonstrar um pouco de nossa experiência com o estágio supervisionado no Ensino Fundamental em literatura. Tendo em vista que o mesmo nos permitiu adquirir conhecimentos e atitudes em relação à profissão que escolhemos exercer, nos possibilitando também perceber que ao assumirmos o lugar de "professor" nos exigiu bem mais do que deter uma elevada gama de conhecimentos acerca de determinados conteúdos, pois optamos por trabalhar a temática do preconceito racial a partir da literatura. Buscando fundamentar o nosso trabalho em sala de aula e consequentemente exercê-lo de forma que contribuísse para o efetivo aprendizado dos alunos no levante à literatura, organizamos atividades à luz de teóricos como COSSON (2014). O autor expõe em seus textos a importância da literatura como instrumento de reflexão, desde que ela seja utilizada de maneira adequada, pois a leitura literária requer uma preparação, uma antecipação, que só pode ocorrer se o professor conduzir e favorecer o processo de leitura como um todo. Leituras como Negrinha e Pixaim, de Monteiro Lobato e Cristiane Sobral, respectivamente, foram nosso foco no estágio e nos possibilitaram amplas discussões acerca da temática do negro na nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LITERATURA, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID139_14092017222856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDENICE DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE SOUZ" "autor_email" => "clau909silva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31318 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 139 "titulo" => "O PRECONCEITO RACIAL COMO TEMÁTICA PARA A LEITURA E COMPREENSÃO EM UMA TURMA DE EJA" "resumo" => "Ao estagiarmos em uma escola estadual da cidade de Campina Grande-PB, percebemos, pelo pouco tempo que estivemos lá, que aqueles jovens têm um potencial para estudar e crescer. O estágio é um momento de descobertas e de colocar em prática teorias que fundamentam nossos estudos e nos acompanham em nossa trajetória acadêmica desde as primeiras disciplinas que nos foram disponibilizadas durante a graduação. Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho é demonstrar um pouco de nossa experiência com o estágio supervisionado no Ensino Fundamental em literatura. Tendo em vista que o mesmo nos permitiu adquirir conhecimentos e atitudes em relação à profissão que escolhemos exercer, nos possibilitando também perceber que ao assumirmos o lugar de "professor" nos exigiu bem mais do que deter uma elevada gama de conhecimentos acerca de determinados conteúdos, pois optamos por trabalhar a temática do preconceito racial a partir da literatura. Buscando fundamentar o nosso trabalho em sala de aula e consequentemente exercê-lo de forma que contribuísse para o efetivo aprendizado dos alunos no levante à literatura, organizamos atividades à luz de teóricos como COSSON (2014). O autor expõe em seus textos a importância da literatura como instrumento de reflexão, desde que ela seja utilizada de maneira adequada, pois a leitura literária requer uma preparação, uma antecipação, que só pode ocorrer se o professor conduzir e favorecer o processo de leitura como um todo. Leituras como Negrinha e Pixaim, de Monteiro Lobato e Cristiane Sobral, respectivamente, foram nosso foco no estágio e nos possibilitaram amplas discussões acerca da temática do negro na nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LITERATURA, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID139_14092017222856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDENICE DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE SOUZ" "autor_email" => "clau909silva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }