Com as mulheres/mães ocupando outros cargos fora de casa, deixando de lado seu “dever de cuidar do lar” muitas crianças precisaram de um novo suporte para percorrer a fase da infância, assim como auxilio de parentes ou outras situações (creches e escolas), enquanto as mulheres conquistavam o mercado de trabalho. A vida familiar ajustada que se tinha foi dispersando-se, e foi com esse ritmo frenético de vida das pessoas que no decorrer dos anos, auxiliou pais a negligenciarem a vivência pessoal e escolar das crianças, deixando uma grande lacuna para a escola preencher, tentando substitui-los na inserção de valores, cultura e moral. É na educação infantil que a criança conquista várias habilidades que servirão de base para toda a vida, como o desenvolvimento corporal, de expressar, conhecimento do corpo, os métodos de higiene, cria e recria, e muito importante, é estimulada a se reconhecer como individuo. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar a percepção dos pais quanto sua participação na educação dos filhos principalmente na educação infantil, que é de suma importância para o bom desenvolvimento e aprendizagem desta. Para tanto, foram aplicadas entrevistas com mães de crianças matriculadas na educação infantil, a fim de avaliar o acompanhamento desses pais na vida escolar do filho. Os resultados obtidos foram positivos para estas mães, que se mostraram participativas com seus filhos e compromissadas com a escola, porém ainda temos muito a ser construído, por isso deve ser repensado esse vazio que ainda está pertinente na vida de algumas crianças.