Esta pesquisa tem como intenção investigar as ações afirmativas junto ao acesso à educação superior e cidadania, realizado pela população oriunda das escolas públicas de Campina Grande-PB, trazendo dessa forma, contribuições da ciência Geográfica nesse processo de espacialização. A metodologia usada segue uma abordagem de cunho bibliográfico e de campo, a partir de uma tipologia qualitativa. O estudo aponta o seguinte questionamento: será que os moradores da cidade, em especial, os jovens dos bairros periféricos, vindos da escola pública possuem acesso e usufruem do título que Campina Grande conquistou de “cidade universitária”? Logo, as desigualdades de acesso à educação superior existem nos mais diversos recortes espaciais do país, em Campina Grande-PB esse fenômeno também ocorre, tendo em vista que o direito a cidade, a educação e a cidadania são “negados” para muitos habitantes, especialmente os pertencentes as camadas de menor poder aquisitivos da sociedade. Sendo assim, trazemos nessa pesquisa um diálogo tendo a contribuição do olhar Geográfico junto a educação, pensando com essa indagação nas formas de espaço que esse processo produzir para os sujeitos da pesquisa. Nesse sentido, as ações afirmativas por meio do sistema de cotas é uma das formas de amenizar a distância dos moradores das camadas populares aos espaços educacionais? Acreditamos que essa problemática precisa ser investigada por isso é necessário conhecer as nuances da mobilização dos saberes Geográficos e Educacionais, bem como as causas e consequências que dificultam o acesso desses sujeitos a educação superior, ação está que tem o propósito construir cidadania e emancipação.