Em um curso de licenciatura, o estágio possibilita a análise e reflexão dos espaços e tempos escolares, assim como o comportamento de agentes educacionais, o próprio sistema de ensino, e as metodologias, recursos e conteúdos praticados por professores. Portanto, é o momento de observar na prática o que foi ensinado na universidade. O estágio é manter relações de ensino-pesquisa, teoria-prática, escola-universidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é mostrar como o estágio de observação é importante para a verificação das relações existentes entre os agentes educacionais, que formam o sistema escolar e como a relações entre eles acontece no espaço-tempo escolar. A metodologia de observação serviu, através da análise das aulas em uma turma do Ensino Fundamental II, da estrutura da escola e das dinâmicas que ocorrem no ambiente escolar para fazer uma crítica ao mesmo e refletir sobre a prática e a formação docente. Os autores consultados, as coletas de informações sobre a turma escolhida para observação e sobre a estrutura da escola deu possibilidade para caracterização e interpretação de dados e a conclusão de certos comportamentos e dinâmicas que ocorrem nos agentes educacionais, principalmente professores e alunos. O trabalho está estruturado em introdução, com um aparato teórico sobre o estágio, seguida da caracterização da escola e da turma que foi observada, com a relação entre os agentes educacionais e o espaço-tempo escola, concluindo com os resultados alcançados com as observações feitas e as discussões sobre a realização do estágio.