A Educação Ambiental é um tema transversal no currículo escolar. No seu processo de ensino, as metodologias didáticas têm se tornado importante por despertar o interesse dos alunos. Dentre os diversos métodos, àqueles que envolvem a ludicidade constituem uma alternativa prática e eficiente para esse ensino. Essa pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do uso de metodologias lúdicas para o ensino de Educação Ambiental no Brasil. A pesquisa foi realizada em bases de dados (Periódicos CAPES, SciELO e Google Acadêmico), por meio de artigos científicos, totalizando 23 trabalhos, sendo 80% destes publicados nos últimos cinco anos. Os dados foram analisados quanto às suas principais contribuições do lúdico no ensino de Educação Ambiental. A Educação Ambiental é amplamente abordada nas escolas por meio de estratégias lúdico didáticas, como a utilização de jogos (17,4%), oficinas didáticas (13%) e outras metodologias (13%), o que tem favorecido a conscientização dos alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente e adquirir atitudes voltadas à reciclagem, reutilização e reaproveitamento, promovendo um consumo mais consciente. O lúdico contribui para o desenvolvimento de diversos estímulos na aprendizagem dos alunos, sendo uma alternativa viável e eficiente para o ensino de Educação Ambiental. É importante que o ensino por meio de metodologias lúdicas se torne presente na formação do aluno, visto que assim o aluno pode se tornar um sujeito mais envolvido com o ambiente em que vive. O lúdico é importante para o processo de ensino aprendizagem, e quando possível, deve ser inserido no âmbito escolar, principalmente, no ensino de Educação Ambiental.