CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS: UMA DESCRIÇÃO SOBRE CADA PERSPECTIVA DE ENSINO.
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31121 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 618 "titulo" => "CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS: UMA DESCRIÇÃO SOBRE CADA PERSPECTIVA DE ENSINO." "resumo" => "O presente estudo surgiu da necessidade de compreensão acerca do tema aqui proposto, sendo analisado durante a pesquisa os principais fatores que poderiam influenciar a prática educativa, e a possível relação de poder que a cultura vigente exerce no que concerne à práxis docente. Neste contexto político e ideológico que este artigo se propõe a estudar é necessário entender o papel da educação no âmbito pragmático, ou seja, a prática pedagógica em si. Contudo, uma das hipóteses levantadas na construção deste artigo é a existência de relação de poder dentro do processo de ensino e aprendizagem, Neste panorama ao qual procuramos pesquisar é que o estudo construiu seu arcabouço metodológico e bibliográfico. Posto isto, o objetivo deste trabalho é investigar a influência das concepções Históricas das duas linhas filosóficas da educação, Liberais e Progressistas e suas possíveis influências no ideário pedagógico brasileiro. A metodologia utilizada baseou-se em uma análise descritiva, obtida em livros e artigos científicos, característica de uma revisão bibliográfica. Os dados levantados nos conduzem a inferir que as diversas tendências de ensino estão fortemente ligadas com o contexto social, político e cultural em que um país ou mundo vivenciam, deste modo, um dos fatores observados para a mudança de paradigma na educação são os interesses de uma determinada classe que está em ascensão, sendo a educação reflexo da cultura dominante, portanto, os dados obtidos corroboram para seguinte afirmação que a educação possivelmente é o espelho da cultura dominante, sendo a mesma impregnada de intenção e de vontades políticas, que representam os valores ou dogmas de uma vertente da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD09 - História da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, CONCEPÇÕES, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA9_ID618_04082017205638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTILEIDE DA COSTA HENRIQUE MAIA " "autor_nome_curto" => "MARTILEIDE" "autor_email" => "martyleide@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31121 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 618 "titulo" => "CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS: UMA DESCRIÇÃO SOBRE CADA PERSPECTIVA DE ENSINO." "resumo" => "O presente estudo surgiu da necessidade de compreensão acerca do tema aqui proposto, sendo analisado durante a pesquisa os principais fatores que poderiam influenciar a prática educativa, e a possível relação de poder que a cultura vigente exerce no que concerne à práxis docente. Neste contexto político e ideológico que este artigo se propõe a estudar é necessário entender o papel da educação no âmbito pragmático, ou seja, a prática pedagógica em si. Contudo, uma das hipóteses levantadas na construção deste artigo é a existência de relação de poder dentro do processo de ensino e aprendizagem, Neste panorama ao qual procuramos pesquisar é que o estudo construiu seu arcabouço metodológico e bibliográfico. Posto isto, o objetivo deste trabalho é investigar a influência das concepções Históricas das duas linhas filosóficas da educação, Liberais e Progressistas e suas possíveis influências no ideário pedagógico brasileiro. A metodologia utilizada baseou-se em uma análise descritiva, obtida em livros e artigos científicos, característica de uma revisão bibliográfica. Os dados levantados nos conduzem a inferir que as diversas tendências de ensino estão fortemente ligadas com o contexto social, político e cultural em que um país ou mundo vivenciam, deste modo, um dos fatores observados para a mudança de paradigma na educação são os interesses de uma determinada classe que está em ascensão, sendo a educação reflexo da cultura dominante, portanto, os dados obtidos corroboram para seguinte afirmação que a educação possivelmente é o espelho da cultura dominante, sendo a mesma impregnada de intenção e de vontades políticas, que representam os valores ou dogmas de uma vertente da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD09 - História da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, CONCEPÇÕES, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA9_ID618_04082017205638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTILEIDE DA COSTA HENRIQUE MAIA " "autor_nome_curto" => "MARTILEIDE" "autor_email" => "martyleide@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }