INFLEXIBILIDADE, RIGIDEZ, UNIDADE E TRISTEZA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A ESCOLA.
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31250 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "INFLEXIBILIDADE, RIGIDEZ, UNIDADE E TRISTEZA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A ESCOLA." "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar parte do trabalho de PIBIC-UEPB- 20162017, orientado pela professora doutora : Ofélia maria de Barros, intitulado: “A educação entristecida: a escola por seus protagonistas professores (as) e alunos (as)”, aqui faremos algumas observações referente ao subprojeto: “escolas e currículo: o que pensa o professor (a)”, onde procura-se entender através do discurso dos professores as relações estabelecidas entre estes sujeitos protagonistas do cotidiano escolar a própria instituição “escola” e os currículos, onde têm-se em pauta a critica as instituições modernas que vem trazer as ideias iluministas de igualdade e universalidade, essa filosofia iluminista que está profundamente e terrivelmente amarrada a escola onde a negação da diferença reflete diretamente nos currículos que as escolas adotam, onde a discussão das subjetividades e diferenças simplesmente não existe. Através da utilização da técnica e método de pesquisa baseado na oralidade, a história oral, a análise foi pautada no estudo dos discursos dos professores com relação a escola. Foram entrevistados (a) 10 professores (as) que lecionam ou que já lecionaram, foi elaborado conforme o projeto se desenvolvia, um roteiro que serviu como instrumento de direção para as questões a serem levantadas. Foi estabelecido o diálogo as pesquisas do historiador Durval Muniz que vem dar sustentação para o trabalho com memória e história, utilizou-se de conceitos tais como: Memoria individual; memória coletiva; memória histórica; história; e compreendendo que os interlocutores não trazem nenhuma verdade senão a sua, ou seja, que foi construída, para o trabalho com as fontes. Em síntese observasse que na atualidade os currículos são ainda fechados para discussões; professores que não estão satisfeitos veem a família desestruturada ora a culpa é dos alunos, ora da família, hora do próprio sistemas de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇAO, CURRICULO, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID454_15082017131643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉZAR DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CÉZAR FERREIRA " "autor_email" => "cezarferreira122009@gmail" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31250 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 454 "titulo" => "INFLEXIBILIDADE, RIGIDEZ, UNIDADE E TRISTEZA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A ESCOLA." "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar parte do trabalho de PIBIC-UEPB- 20162017, orientado pela professora doutora : Ofélia maria de Barros, intitulado: “A educação entristecida: a escola por seus protagonistas professores (as) e alunos (as)”, aqui faremos algumas observações referente ao subprojeto: “escolas e currículo: o que pensa o professor (a)”, onde procura-se entender através do discurso dos professores as relações estabelecidas entre estes sujeitos protagonistas do cotidiano escolar a própria instituição “escola” e os currículos, onde têm-se em pauta a critica as instituições modernas que vem trazer as ideias iluministas de igualdade e universalidade, essa filosofia iluminista que está profundamente e terrivelmente amarrada a escola onde a negação da diferença reflete diretamente nos currículos que as escolas adotam, onde a discussão das subjetividades e diferenças simplesmente não existe. Através da utilização da técnica e método de pesquisa baseado na oralidade, a história oral, a análise foi pautada no estudo dos discursos dos professores com relação a escola. Foram entrevistados (a) 10 professores (as) que lecionam ou que já lecionaram, foi elaborado conforme o projeto se desenvolvia, um roteiro que serviu como instrumento de direção para as questões a serem levantadas. Foi estabelecido o diálogo as pesquisas do historiador Durval Muniz que vem dar sustentação para o trabalho com memória e história, utilizou-se de conceitos tais como: Memoria individual; memória coletiva; memória histórica; história; e compreendendo que os interlocutores não trazem nenhuma verdade senão a sua, ou seja, que foi construída, para o trabalho com as fontes. Em síntese observasse que na atualidade os currículos são ainda fechados para discussões; professores que não estão satisfeitos veem a família desestruturada ora a culpa é dos alunos, ora da família, hora do próprio sistemas de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇAO, CURRICULO, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID454_15082017131643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉZAR DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CÉZAR FERREIRA " "autor_email" => "cezarferreira122009@gmail" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }