A monitoria acadêmica funciona como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, que trabalha para facilitar a relação entre discente e docente, contribuindo para o melhor aproveitamento de tempo que dispõe a disciplina, otimizando o aprendizado do discente tanto quanto do docente e permitindo ao aluno-monitor o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências. O objetivo desse trabalho é descrever a experiência da monitoria acadêmica do componente curricular Estágio Supervisionado II.I do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I - Campina Grande, ressaltando a importância da aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação de profissionais críticos-reflexivos, que assumam o papel ativo exigido pelo mercado de trabalho, permitindo a atuação com qualidade e resolutividade. As atividades realizadas no componente são formuladas a partir da metodologia de aprendizagem baseada em problemas(ABP), que consiste em identificar uma situação problema para suscitar o debate e promover o senso crítico dos discentes, no sentido de apontar estratégias para resolução do problema. Nesse sentido, envolve a apresentação de seminários, formação de roda de debates, discussão de artigos científicos e capítulos de livros, confecção de sínteses crítico-reflexivas e exposição de documentários. Ao final da disciplina os alunos são estimulados a confeccionar um plano de ação, compreendendo o planejamento do que será desenvolvido no próximo semestre, no estágio em Atenção Primária em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde da Família (Estágio Supervisionado II.II). É necessário que o monitor tenha embasamento teórico sobre os temas, disponibilidade de tempo para dar suporte em dúvidas presenciais e online, despertando a curiosidade do aluno e o senso crítico de problematização da realidade. A monitoria vem despertando o interesse pela docência, através das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aguçando o desejo de questionar, adquirir conhecimento, trabalhar em equipe e atuar, em conjunto com o professor, tornando-se facilitador do processo de aprendizagem.