VIVÊNCIA DA MONITORIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ODONTOLOGIA UEPB CAMPUS I CAMPINA GRANDE-PB
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31441 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 469 "inscrito_id" => 611 "titulo" => "VIVÊNCIA DA MONITORIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ODONTOLOGIA UEPB CAMPUS I CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "A monitoria acadêmica funciona como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, que trabalha para facilitar a relação entre discente e docente, contribuindo para o melhor aproveitamento de tempo que dispõe a disciplina, otimizando o aprendizado do discente tanto quanto do docente e permitindo ao aluno-monitor o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências. O objetivo desse trabalho é descrever a experiência da monitoria acadêmica do componente curricular Estágio Supervisionado II.I do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I - Campina Grande, ressaltando a importância da aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação de profissionais críticos-reflexivos, que assumam o papel ativo exigido pelo mercado de trabalho, permitindo a atuação com qualidade e resolutividade. As atividades realizadas no componente são formuladas a partir da metodologia de aprendizagem baseada em problemas(ABP), que consiste em identificar uma situação problema para suscitar o debate e promover o senso crítico dos discentes, no sentido de apontar estratégias para resolução do problema. Nesse sentido, envolve a apresentação de seminários, formação de roda de debates, discussão de artigos científicos e capítulos de livros, confecção de sínteses crítico-reflexivas e exposição de documentários. Ao final da disciplina os alunos são estimulados a confeccionar um plano de ação, compreendendo o planejamento do que será desenvolvido no próximo semestre, no estágio em Atenção Primária em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde da Família (Estágio Supervisionado II.II). É necessário que o monitor tenha embasamento teórico sobre os temas, disponibilidade de tempo para dar suporte em dúvidas presenciais e online, despertando a curiosidade do aluno e o senso crítico de problematização da realidade. A monitoria vem despertando o interesse pela docência, através das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aguçando o desejo de questionar, adquirir conhecimento, trabalhar em equipe e atuar, em conjunto com o professor, tornando-se facilitador do processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde" "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, DOCENTES, APRENDIZAGEM BASEADAS EM PROBLEMAS, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID611_21082017235634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLYSON MARTIM MEDEIROS LIRA" "autor_nome_curto" => "ALLYSON MARTIM" "autor_email" => "allysonmartimbio@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31441 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 469 "inscrito_id" => 611 "titulo" => "VIVÊNCIA DA MONITORIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ODONTOLOGIA UEPB CAMPUS I CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "A monitoria acadêmica funciona como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, que trabalha para facilitar a relação entre discente e docente, contribuindo para o melhor aproveitamento de tempo que dispõe a disciplina, otimizando o aprendizado do discente tanto quanto do docente e permitindo ao aluno-monitor o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências. O objetivo desse trabalho é descrever a experiência da monitoria acadêmica do componente curricular Estágio Supervisionado II.I do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I - Campina Grande, ressaltando a importância da aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação de profissionais críticos-reflexivos, que assumam o papel ativo exigido pelo mercado de trabalho, permitindo a atuação com qualidade e resolutividade. As atividades realizadas no componente são formuladas a partir da metodologia de aprendizagem baseada em problemas(ABP), que consiste em identificar uma situação problema para suscitar o debate e promover o senso crítico dos discentes, no sentido de apontar estratégias para resolução do problema. Nesse sentido, envolve a apresentação de seminários, formação de roda de debates, discussão de artigos científicos e capítulos de livros, confecção de sínteses crítico-reflexivas e exposição de documentários. Ao final da disciplina os alunos são estimulados a confeccionar um plano de ação, compreendendo o planejamento do que será desenvolvido no próximo semestre, no estágio em Atenção Primária em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde da Família (Estágio Supervisionado II.II). É necessário que o monitor tenha embasamento teórico sobre os temas, disponibilidade de tempo para dar suporte em dúvidas presenciais e online, despertando a curiosidade do aluno e o senso crítico de problematização da realidade. A monitoria vem despertando o interesse pela docência, através das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aguçando o desejo de questionar, adquirir conhecimento, trabalhar em equipe e atuar, em conjunto com o professor, tornando-se facilitador do processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde" "palavra_chave" => "MONITORIA ACADÊMICA, DOCENTES, APRENDIZAGEM BASEADAS EM PROBLEMAS, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID611_21082017235634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLYSON MARTIM MEDEIROS LIRA" "autor_nome_curto" => "ALLYSON MARTIM" "autor_email" => "allysonmartimbio@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }