Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

ROBÓTICA LIVRE COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, ROBÓTICA LIVRE Comunicação Oral (CO) GD11 - Praticas educativas em ciências
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O Projeto de Lixos Eletrônicos e Robótica da Escola José Leite Barros, em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, executa a correta manipulação e triagem de descartes eletrônicos visando à construção de laboratórios de robótica livre. Por esse viés, os docentes tratam sobre desenvolvimento sustentável: esferas econômica, ambiental e social, através da interdisciplinaridade, envolvendo os alunos, suas famílias e a comunidade nas atividades da Escola. Metodologia: explanação dos conceitos de reciclagem eletrônica; utilização da sucata eletrônica na confecção, montagem e organização de laboratórios; utilização e acondicionamento dos equipamentos; apresentação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e explicação sobre sua utilização; elaboração de projetos e protótipos de robôs; apresentação em forma de desfile de cada novo artefato robótico criado e bate papo com os alunos. Resultados e discussões: a interdisciplinaridade propicia a agregação de conceitos das várias disciplinas: química, física, biologia, robótica, redes, informática, línguas, matemática, astronomia, mecânica, lógica, programação, reciclagem de eletrônicos, engenharia reversa, áreas mecatrônica e eletrônica; habilidade para aplicação de raciocínio lógico; desenvolvimento de projetos envolvendo reciclagem de eletrônicos; capacidade de trabalhar em equipe; promoção de ações voltadas para a sustentabilidade local. Conclusão: Em um tempo em que a escola, enquanto instituição passa por grave crise e tem necessidades de criar mecanismos para um bom acolhimento dos alunos, transformando-se em um espaço saudável e alegre que propicie aos jovens um ambiente de aprendizado com base na criatividade, que a assegure uma adequada comunicação entre os professores e destes para com os alunos, que desenvolva espírito de trabalho em equipe e consiga convivência harmoniosa no ambiente escolar, que tanto dentro como fora da escola, haja uma preocupação e empenho coletivo para os cuidados com o meio ambiente, entendendo a urgência em se empreender ações que garantam o desenvolvimento sustentável. Com base nos resultados apresentados, pode-se afirmar que o Projeto Lixos Eletrônicos e Robótica tem atendido fortemente essas expectativas.

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