Este artigo tem como finalidade refletir sobre minhas experiências no âmbito educacional, perpassando por minha formação escolar inicial até a universidade e, o tornar-se professora, envolvendo os desafios e superações da docência. Apresento uma história de vida, relatada através de memória, reconstruindo trajetórias e traçando aspectos importantes da minha identidade docente, realizados a partir do componente curricular Formação Docente e Práticas Pedagógicas, cursada na Pós-graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba, com o intuito de perceber desde as primeiras vivências enquanto aluna, quais influências contribuíram e se tornaram significativas para minha profissionalidade docente. Será apontada como proposta de abordagem teórica as colaborações dos estudos sobre memória, partindo dos estudos desenvolvidos por Souza (2007), Silva (2010) e Costa (2012) e abordando a docência através de Penin (2009) e Marcelo (2009). Esta pesquisa utiliza fontes documentais como relato de história de vida, através de memorial, imagens fotográficas e fontes bibliográficas. Tenho plena convicção que a profissional docente que me tornei hoje é reflexo de toda história de vida percorrida e refletida na construção da minha identidade docente. Por tanto, revisitar minha memória para escrita deste artigo constituiu um exercício de resgate para o processo de reconhecimento dessa identidade.