Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

MEMÓRIA E HISTÓRIA DE VIDA: CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: MEMÓRIA, IDENTIDADE, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31270
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 1088
    "titulo" => """
      MEMÓRIA E HISTÓRIA DE VIDA:\r\n
      CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
      """
    "resumo" => "Este artigo tem como finalidade refletir sobre minhas experiências no âmbito educacional, perpassando por minha formação escolar inicial até a universidade e, o tornar-se professora, envolvendo os desafios e superações da docência. Apresento uma história de vida, relatada através de memória, reconstruindo trajetórias e traçando aspectos importantes da minha identidade docente, realizados a partir do componente curricular Formação Docente e Práticas Pedagógicas, cursada na Pós-graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba, com o intuito de perceber desde as primeiras vivências enquanto aluna, quais influências contribuíram e se tornaram significativas para minha profissionalidade docente. Será apontada como proposta de abordagem teórica as colaborações dos estudos sobre memória, partindo dos estudos desenvolvidos por Souza (2007), Silva (2010) e Costa (2012) e abordando a docência através de Penin (2009) e Marcelo (2009). Esta pesquisa utiliza fontes  documentais como relato de história de vida,  através de memorial, imagens fotográficas e fontes bibliográficas. Tenho plena convicção que a profissional docente que me tornei hoje é reflexo de toda história de vida percorrida e refletida na construção da minha identidade docente. Por tanto, revisitar minha memória para escrita deste artigo constituiu um exercício de resgate para o processo de reconhecimento dessa identidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, IDENTIDADE, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1088_21082017193733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERCIMÁRIA SALES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERCIMÁRIA "
    "autor_email" => "gercimaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31270
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 1088
    "titulo" => """
      MEMÓRIA E HISTÓRIA DE VIDA:\r\n
      CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
      """
    "resumo" => "Este artigo tem como finalidade refletir sobre minhas experiências no âmbito educacional, perpassando por minha formação escolar inicial até a universidade e, o tornar-se professora, envolvendo os desafios e superações da docência. Apresento uma história de vida, relatada através de memória, reconstruindo trajetórias e traçando aspectos importantes da minha identidade docente, realizados a partir do componente curricular Formação Docente e Práticas Pedagógicas, cursada na Pós-graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba, com o intuito de perceber desde as primeiras vivências enquanto aluna, quais influências contribuíram e se tornaram significativas para minha profissionalidade docente. Será apontada como proposta de abordagem teórica as colaborações dos estudos sobre memória, partindo dos estudos desenvolvidos por Souza (2007), Silva (2010) e Costa (2012) e abordando a docência através de Penin (2009) e Marcelo (2009). Esta pesquisa utiliza fontes  documentais como relato de história de vida,  através de memorial, imagens fotográficas e fontes bibliográficas. Tenho plena convicção que a profissional docente que me tornei hoje é reflexo de toda história de vida percorrida e refletida na construção da minha identidade docente. Por tanto, revisitar minha memória para escrita deste artigo constituiu um exercício de resgate para o processo de reconhecimento dessa identidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, IDENTIDADE, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1088_21082017193733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERCIMÁRIA SALES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERCIMÁRIA "
    "autor_email" => "gercimaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como finalidade refletir sobre minhas experiências no âmbito educacional, perpassando por minha formação escolar inicial até a universidade e, o tornar-se professora, envolvendo os desafios e superações da docência. Apresento uma história de vida, relatada através de memória, reconstruindo trajetórias e traçando aspectos importantes da minha identidade docente, realizados a partir do componente curricular Formação Docente e Práticas Pedagógicas, cursada na Pós-graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba, com o intuito de perceber desde as primeiras vivências enquanto aluna, quais influências contribuíram e se tornaram significativas para minha profissionalidade docente. Será apontada como proposta de abordagem teórica as colaborações dos estudos sobre memória, partindo dos estudos desenvolvidos por Souza (2007), Silva (2010) e Costa (2012) e abordando a docência através de Penin (2009) e Marcelo (2009). Esta pesquisa utiliza fontes documentais como relato de história de vida, através de memorial, imagens fotográficas e fontes bibliográficas. Tenho plena convicção que a profissional docente que me tornei hoje é reflexo de toda história de vida percorrida e refletida na construção da minha identidade docente. Por tanto, revisitar minha memória para escrita deste artigo constituiu um exercício de resgate para o processo de reconhecimento dessa identidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.