RESUMO: Reconhecendo a considerável dificuldade com os princípios básicos da Matemática apresentada por alunos do Ensino Fundamental (o que, consequentemente, se converte em resultados negativos nos índices avaliativos), esta proposta pretende reunir subsídios de modo a compor uma experiência lúdica na abordagem de noções matemáticas que, efetivamente, contribuam para uma vivência de aprendizagem mais dinâmica. De forma mais pontual, valendo-se do já popular romance O Homem que calculava do escritor Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Melo e Sousa) e da forma criativa e lúdica com que nos apresenta uma narrativa permeada de situações matematicamente problematizadas, pretendemos levar à sala de aula tais situações para que, por meio do ato da leitura da história, os educandos possam perceber a constante presença da Matemática na vida cotidiana do ser humano. Para tanto nos auxiliam na construção dessa proposta os fundamentos presentes em áreas como Educação Matemática, Etnomatemática, Matemática Criativa, Matemática Recreativa, Didática da Matemática e História da Matemática. Além de uma incursão pelo campo da Pedagogia e da Psicologia da Aprendizagem.