Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

CONTEXTO E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ROMANCE INFANTO-JUVENIL O HOMEM QUE CALCULAVA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM, MALBA TAHAN, PRÁTICA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31134
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 383
    "inscrito_id" => 1119
    "titulo" => "CONTEXTO E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ROMANCE INFANTO-JUVENIL O HOMEM QUE CALCULAVA."
    "resumo" => "RESUMO:  Reconhecendo a considerável dificuldade com os princípios básicos da Matemática apresentada por alunos do Ensino Fundamental (o que, consequentemente, se converte em resultados negativos nos índices avaliativos), esta proposta pretende reunir subsídios de modo a compor uma experiência lúdica na abordagem de noções matemáticas que, efetivamente, contribuam para uma vivência de aprendizagem mais dinâmica. De forma mais pontual, valendo-se do já popular romance O Homem que calculava do escritor Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Melo e Sousa) e da forma criativa e lúdica com que nos apresenta uma narrativa permeada de situações matematicamente problematizadas, pretendemos levar à sala de aula tais situações para que, por meio do ato da leitura da história, os educandos possam perceber a constante presença da Matemática na vida cotidiana do ser humano. Para tanto nos auxiliam na construção dessa proposta os fundamentos presentes em áreas como Educação Matemática, Etnomatemática, Matemática Criativa, Matemática Recreativa, Didática da Matemática e História da Matemática. Além de uma incursão pelo campo da Pedagogia e da Psicologia da Aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM, MALBA TAHAN, PRÁTICA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID1119_21082017182042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL LEITE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL LEITE"
    "autor_email" => "jlo.ifce@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31134
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 383
    "inscrito_id" => 1119
    "titulo" => "CONTEXTO E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ROMANCE INFANTO-JUVENIL O HOMEM QUE CALCULAVA."
    "resumo" => "RESUMO:  Reconhecendo a considerável dificuldade com os princípios básicos da Matemática apresentada por alunos do Ensino Fundamental (o que, consequentemente, se converte em resultados negativos nos índices avaliativos), esta proposta pretende reunir subsídios de modo a compor uma experiência lúdica na abordagem de noções matemáticas que, efetivamente, contribuam para uma vivência de aprendizagem mais dinâmica. De forma mais pontual, valendo-se do já popular romance O Homem que calculava do escritor Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Melo e Sousa) e da forma criativa e lúdica com que nos apresenta uma narrativa permeada de situações matematicamente problematizadas, pretendemos levar à sala de aula tais situações para que, por meio do ato da leitura da história, os educandos possam perceber a constante presença da Matemática na vida cotidiana do ser humano. Para tanto nos auxiliam na construção dessa proposta os fundamentos presentes em áreas como Educação Matemática, Etnomatemática, Matemática Criativa, Matemática Recreativa, Didática da Matemática e História da Matemática. Além de uma incursão pelo campo da Pedagogia e da Psicologia da Aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM, MALBA TAHAN, PRÁTICA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID1119_21082017182042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL LEITE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL LEITE"
    "autor_email" => "jlo.ifce@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

RESUMO: Reconhecendo a considerável dificuldade com os princípios básicos da Matemática apresentada por alunos do Ensino Fundamental (o que, consequentemente, se converte em resultados negativos nos índices avaliativos), esta proposta pretende reunir subsídios de modo a compor uma experiência lúdica na abordagem de noções matemáticas que, efetivamente, contribuam para uma vivência de aprendizagem mais dinâmica. De forma mais pontual, valendo-se do já popular romance O Homem que calculava do escritor Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Melo e Sousa) e da forma criativa e lúdica com que nos apresenta uma narrativa permeada de situações matematicamente problematizadas, pretendemos levar à sala de aula tais situações para que, por meio do ato da leitura da história, os educandos possam perceber a constante presença da Matemática na vida cotidiana do ser humano. Para tanto nos auxiliam na construção dessa proposta os fundamentos presentes em áreas como Educação Matemática, Etnomatemática, Matemática Criativa, Matemática Recreativa, Didática da Matemática e História da Matemática. Além de uma incursão pelo campo da Pedagogia e da Psicologia da Aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.