ALVES, Erivanusa De Carvalho et al.. O ensino da geometria na educação infantil. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31293>. Acesso em: 07/11/2024 11:17
A utilização das atividades lúdicas em sala de aula tem sido considerada muito proveitosa para o ensino, já que o uso desse recurso tem facilitado o desenvolvimento cognitivo das crianças em sala de aula, tornando o ensino prazeroso, o que de certa forma, torna-se interessante, e ao mesmo tempo desafiador. Atualmente podemos considerar as atividades lúdicas como um instrumento de interação e associação que possibilita trabalhar habilidades tanto de forma individual quanto coletiva, principalmente, porque as crianças quando envolvidas com atividades lúdicas, interagem mais umas com as outras, criando laços afetivos com o grupo e auxiliando assim, no processo inclusivo, principalmente por manusearem por meio das brincadeiras materiais concretos, os quais propiciam as crianças momentos de imaginação. Desta forma, pode-se dizer que execução do conteúdo referente às formas geométricas por meio das atividades lúdicas e o apoio de computadores pode ser considerada uma estratégia de grande contribuição para o desenvolvimento do indivíduo no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, desenvolvemos o projeto supracitado, objetivando identificar até que ponto os as atividades lúdicas facilitariam a aprendizagem dos alunos, assim como também perceber que tipo de material concreto pode desenvolvem a criatividade e imaginação da criança. Este trabalho foi executado em uma escola da rede privada na cidade de Campina Grande-PB. Guiou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, trabalhando com crianças do 1º ano da Educação Infantil. Foram utilizados jogos e brinquedos como bolas e bambolês, e material reciclado, como caixas, latas, tampas plásticas. Além disso, foi realizada a contação da história do livro clact – clact de Liliana Iacocca e Michele Iacocca. A leitura se tornou significativa para este estudo, pois através da exploração leitura fizemos a ponte do conteúdo, formas geométricas, pois através da exploração da leitura fizemos uma ponte do conteúdo não deixando de fora a leitura entre o ensino da matemática e a língua portuguesa. O projeto foi conduzido por meio da contação de história, manuseio de material concreto e utilização de computador, os quais dinamizaram o estudo. Sendo assim os discentes interagiam e faziam inferências. Logo, as crianças construíam sua própria história criando as formas estudadas utilizando como apoio o Power point. Ao observar as atividades propostas pudemos perceber que os alunos demonstraram facilidade na assimilação dos conteúdos, entusiasmo, interesse e um bom desempenho, pois desenvolveram algumas habilidades cognitivas, desempenhando-as de forma produtiva. Com isso concluímos que a inclusão das atividades lúdicas no âmbito escolar, constitui um importante instrumento de aprendizagem, mobilização que promove à interação, a associação, a assimilação e desenvolvendo o processo de ensino aprendizagem.