Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

PERCEPÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV EM EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE

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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente artigo aborda a importância do estágio supervisionado IV em Educação Infantil, como uma possibilidade de preparação para a prática docente, entendemos que a formação profissional perpassa o ambiente físico da universidade, o estágio vem somar mais experiências para o graduando, proporcionando muitas percepções significativas, tanto na formação de professores, quanto na absorção de conceitos. O Estágio na Educação Infantil vem detalhar de modo peculiar, quem são os sujeitos inseridos naquele ambiente, quem é a criança, como ela se comporta, como agir em momentos de conflitos, são questionamentos por vezes esquecidos ou não esclarecidos no ambiente acadêmico, o estagio vem nortear o estudante de Pedagogia. Discute a prática docente como uma alternativa do estudante que ainda não se encontra inserido em sala de aula, para que identifique o seu campo profissional, através das suas vivências, partindo da própria atuação no campo de estágio. Apresenta breve relato sobre experiência de estágio supervisionado em Educação Infantil realizado na Creche Beatriz Hamad Gomes, Campina Grande - Paraíba, a partir da observação e participação. Como instrumento metodológico foi utilizado a pesquisa de Campo, colhendo dados e informações com os envolvidos da pesquisa. Nos embasamentos teóricos foram utilizados: O RCNEI (2001), PIMENTA (2004) E GIL(2008). Conclui, que o estágio supervisionado em educação infantil é uma ferramenta indispensável para a formação dos futuros professores, uma vez que coloca o estagiário frente à frente com a realidade a qual ele irá vivenciar após a conclusão de seu curso e permite perceber quais as dificuldades que os mesmos irão enfrentar na sala de aula.

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