Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

OPERAÇÃO HISTORIOGRÁFICA E ENSINO DE HISTORIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS

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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O conceito de operação historiográfica desenvolvido por Certeau desvela, de forma minuciosa, o ofício do historiador. Desde que o conceito foi proposto, até os dias atuais, o ofício do historiador tem se diversificado, principalmente devido à multiplicidade de lugares sociais e as demandas que estes impõem ao historiador. Muitos intelectuais têm pensado a operação historiográfica também no ambiente escolar, reconhecendo-o como um espaço dinâmico e de produção de saberes. A proposta, pois, deste artigo é produzir uma reflexão sobre o saber histórico produzido no ambiente escolar, partindo do pressuposto de que durante a aula de história estão presentes elementos que a identificam enquanto produção de um saber histórico e demonstrar como o saber histórico pode ser produzido a partir do trabalho com fontes históricas na sala de aula, mais especificamente a literatura de cordel. Intenciono, pois, contribuir com essa discussão cada vez mais profícua, propondo um modelo de aula de história com uso de fontes. Para compreendermos como se dá essa produção, precisamos entender o papel desempenhado por uma disciplina escolar e sua relação com a transposição didática. A partir dessas considerações, alguns questionamentos podem ser feitos à guisa de condução nessa reflexão: como se dá a produção do conhecimento histórico no ambiente escolar? Sob quais condições se produz história na aula de história? Essas indagações, uma vez respondidas, podem muito bem servir de orientação e direcionamento para compreendermos a aula de história enquanto atividade intelectual dinâmica e produtora de conhecimento e romper com um modelo tradicional que ver o aluno apenas como um sujeito passivo durante a aula.

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