O presente artigo apresenta o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Subprojeto Geografia/ PIBID/UEPB, na Escola Estadual São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande-PB, na turma do 1° A do Ensino Médio, a partir da utilização da atividade lúdica jogos, para aprimorar a compreensão do conteúdo de Cartografia. No primeiro momento foi utilizado o jogo a Batalha naval, que visava melhor assimilação das Coordenadas, propondo o entendimento em questões de latitude e longitude, que são essenciais para determinar as Coordenadas, já no segundo momento através de abordagens sobre a ciência cartográfica foi utilizado o quebra-cabeça de diferentes tipos de mapas do Brasil que frisava intermediar na assimilação de conteúdos, frisando os diferentes tipos de mapas, cálculos de escala Geográfica e associação do mapa trabalhado a assuntos abordados durante as aulas de Geografia. O uso de jogos como recurso didático é de extrema importância, pois contribui para o ensino-aprendizagem dos discentes. O objetivo geral deste projeto é propor através dos subsídios de jogos, como um recurso didático de mediação de conteúdos de Geografia dentro do ambiente escolar, levando em conta o desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas na Geografia como a correlação de análise/localização. Utilizando como metodologia as pesquisas bibliográficas como subsídio que possibilitou no desenvolvimento das intervenções propostas. As atividades desenvolvidas surtiram resultados positivos diante das dificuldades observadas em assimilar tal conteúdo de forma somente expositiva, visto que a utilização do docente de outros recursos didáticos busca correlacionar o lúdico a função educativa, auxiliando no processo ensino aprendizagem.