PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENSINO RURAL NO GRUPO ESCOLAR “XAVIER JÚNIOR” (1936 -1946)
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31372 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 846 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENSINO RURAL NO GRUPO ESCOLAR “XAVIER JÚNIOR” (1936 -1946)" "resumo" => "Trata-se do estudo das práticas de educação rural no “Grupo Escolar Xavier Júnior” (1936 a 1946), situado em Bananeiras/PB, a partir da instalação de “Clube Agrícola José Augusto da Trindade” nessa instituição em 1936, a fim de incorporar na sua cultura escolar as práticas de educação rural. Os Clubes Agrícolas’ promoveriam uma inovação metodológica na escola, pois tais atividades centravam-se na defesa da escola viva, baseada nas teorias escolanovistas, bem como resultariam na valorização do homem, sob o ponto de vista econômico, social e cultural. A proposta consistia em colocar as práticas de educação rural como atividade centralizadora da escola, ou seja, os diversos conteúdos do currículo escolar (desenho, geometria, número, linguagem, geografia e história) se desenvolveriam em função dos trabalhos realizados pelos alunos na horta, no pomar, no bosque, na criação do bicho da seda, na apicultura. Em torno do Clube Agrícola, agrupava-se a Caixa Escolar, o Círculo da Pais e Mestres, o Museu, a Cooperativa e o Cinema Escolar. Estes tinham, entre outras funções, a de abastecer a Caixa Escolar, para prover os gastos escolares com as crianças reconhecidamente necessitadas. Tratava-se, portanto da transferência de responsabilidade de política pública governamental para o âmbito da unidade de ensino. A escrita histórica partiu da análise das fontes histórica, tais como: Atas, documentos (impressos, digitais e manuscritos)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD09 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO RURAL, CLUBE AGRÍCOLA, GRUPO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA9_ID846_21082017232950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE CHAVES DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "LUCIENE AQUINO" "autor_email" => "lucienecaquino@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31372 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 846 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENSINO RURAL NO GRUPO ESCOLAR “XAVIER JÚNIOR” (1936 -1946)" "resumo" => "Trata-se do estudo das práticas de educação rural no “Grupo Escolar Xavier Júnior” (1936 a 1946), situado em Bananeiras/PB, a partir da instalação de “Clube Agrícola José Augusto da Trindade” nessa instituição em 1936, a fim de incorporar na sua cultura escolar as práticas de educação rural. Os Clubes Agrícolas’ promoveriam uma inovação metodológica na escola, pois tais atividades centravam-se na defesa da escola viva, baseada nas teorias escolanovistas, bem como resultariam na valorização do homem, sob o ponto de vista econômico, social e cultural. A proposta consistia em colocar as práticas de educação rural como atividade centralizadora da escola, ou seja, os diversos conteúdos do currículo escolar (desenho, geometria, número, linguagem, geografia e história) se desenvolveriam em função dos trabalhos realizados pelos alunos na horta, no pomar, no bosque, na criação do bicho da seda, na apicultura. Em torno do Clube Agrícola, agrupava-se a Caixa Escolar, o Círculo da Pais e Mestres, o Museu, a Cooperativa e o Cinema Escolar. Estes tinham, entre outras funções, a de abastecer a Caixa Escolar, para prover os gastos escolares com as crianças reconhecidamente necessitadas. Tratava-se, portanto da transferência de responsabilidade de política pública governamental para o âmbito da unidade de ensino. A escrita histórica partiu da análise das fontes histórica, tais como: Atas, documentos (impressos, digitais e manuscritos)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD09 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO RURAL, CLUBE AGRÍCOLA, GRUPO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA9_ID846_21082017232950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE CHAVES DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "LUCIENE AQUINO" "autor_email" => "lucienecaquino@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }