Trata-se do estudo das práticas de educação rural no “Grupo Escolar Xavier Júnior” (1936 a 1946), situado em Bananeiras/PB, a partir da instalação de “Clube Agrícola José Augusto da Trindade” nessa instituição em 1936, a fim de incorporar na sua cultura escolar as práticas de educação rural. Os Clubes Agrícolas’ promoveriam uma inovação metodológica na escola, pois tais atividades centravam-se na defesa da escola viva, baseada nas teorias escolanovistas, bem como resultariam na valorização do homem, sob o ponto de vista econômico, social e cultural. A proposta consistia em colocar as práticas de educação rural como atividade centralizadora da escola, ou seja, os diversos conteúdos do currículo escolar (desenho, geometria, número, linguagem, geografia e história) se desenvolveriam em função dos trabalhos realizados pelos alunos na horta, no pomar, no bosque, na criação do bicho da seda, na apicultura. Em torno do Clube Agrícola, agrupava-se a Caixa Escolar, o Círculo da Pais e Mestres, o Museu, a Cooperativa e o Cinema Escolar. Estes tinham, entre outras funções, a de abastecer a Caixa Escolar, para prover os gastos escolares com as crianças reconhecidamente necessitadas. Tratava-se, portanto da transferência de responsabilidade de política pública governamental para o âmbito da unidade de ensino. A escrita histórica partiu da análise das fontes histórica, tais como: Atas, documentos (impressos, digitais e manuscritos).