Esse trabalho foi elaborado para contemplar a última etapa do componente curricular, Estágio Supervisionado I pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Durante o processo de acompanhamento de aula expositiva de língua portuguesa buscávamos perceber por qual métodos didáticos as aulas se realizavam para, assim, conseguirmos associar os estudos teóricos a realidade encontrada em sala de aula. Assim, temos o objetivo de descrever e analisar as aulas, métodos didáticos, de língua portuguesa e através de tal perceber se assume funcionalidade na vida cotidiana dos alunos. O presente artigo justifica-se pela necessidade flexiva sobre as práticas de ensino de língua portuguesa atualmente e se estão em consonância com teóricos que indicam as práticas metodológicas coerentes. Nossa análise se respaldará nas observações das aulas de língua no ensino fundamental II em uma escola localizada no bairro do Catolé em Campina Grande. Nosso estudo tem como aporte teórico: Antunes (2003), Bagno (1999), PCN (1997, 1998), OCEM (2008) Dolz, J. M Noverraz, M., e Schneuwly, B.(2004), Freire (1997), Kleiman (2007), Marcuschi (2008) e Neves(2002). A partir destes será possível comprovar a importância do ensino coerente de língua portuguesa.