Este trabalho apresenta um estudo feito sobre o ensino da língua portuguesa e língua materna. Apresenta como objetivo geral verificar como vem sendo tratados os ensinamentos de língua portuguesa em consonância com a língua materna e se isso na prática ocorre de forma satisfatória, evitando, assim, a exclusão da mesma. Além de analisar o ensino/aprendizagem do seu aluno, como também a preparação do professor. Como resultado percebe-se que as escolas ainda usam como principal ferramenta de ensino a gramatica tradicional e muito das vezes se recusam ao considerar os saberes populares como pratica de ensino. Os alunos sentem a necessidade de um ensino voltado para sua realidade, mas isso não quer dizer que irá resultar na exclusão do ensino de gramatica, mas por haver a necessidade não só estrutural no ambiente educacional, mas como também do corpo docente em geral. Com isso também é possível fazer uma rápida análise acerca da especialização do professor para que de modo amplo venha a receber essas crianças inserindo-as, de fato, no âmbito educacional sem ocasionar a exclusão daquilo que já sabem. Este artigo pretende discutir como os professores de Língua Portuguesa trabalham a variação linguística na sala de aula, levando em consideração os princípios estabelecidos pela gramática tradicional, ainda um grande problema a ser enfrentado pelos docentes de ensino de língua materna.