O uso das tecnologias no ambiente educacional se ampliou bastante nesse novo cenário do século XXI. Entretanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós. Diante das mudanças que a sociedade passou e vem passando nos últimos anos, a educação foi uma das que mais sofreu com essas transformações. Posto isso, esse artigo tem como foco principal discutir as práticas avaliativas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentar alguns recursos didáticos-tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor e discutir acerca dos critérios utilizados para a seleção desses recursos em sala de aula. Assim como também, destacar o papel do professor, diante do uso dessas tecnologias. O desenvolvimento deste estudo partiu dos seguintes questionamentos: o uso das tecnologias de informação e comunicação facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos? Os professores estão preparados para o uso dessas tecnologias dentro da sala de aula? Como ocorre a avaliação a partir da utilização desses recursos tecnológicos? Na busca por essas respostas, a metodologia adota foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa baseadas nas contribuições de Boccato (2006), Fernandes (2005), Padilha (2010) e Vianna (2005). Com a inserção da tecnologia na educação, despertou-se o interesse numa discussão que problematizasse as práticas de avaliação a partir da utilização das TIC e a formação do professor para o uso dessas tecnologias em sala de aula.