AS PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31097 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "AS PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)" "resumo" => "O uso das tecnologias no ambiente educacional se ampliou bastante nesse novo cenário do século XXI. Entretanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós. Diante das mudanças que a sociedade passou e vem passando nos últimos anos, a educação foi uma das que mais sofreu com essas transformações. Posto isso, esse artigo tem como foco principal discutir as práticas avaliativas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentar alguns recursos didáticos-tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor e discutir acerca dos critérios utilizados para a seleção desses recursos em sala de aula. Assim como também, destacar o papel do professor, diante do uso dessas tecnologias. O desenvolvimento deste estudo partiu dos seguintes questionamentos: o uso das tecnologias de informação e comunicação facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos? Os professores estão preparados para o uso dessas tecnologias dentro da sala de aula? Como ocorre a avaliação a partir da utilização desses recursos tecnológicos? Na busca por essas respostas, a metodologia adota foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa baseadas nas contribuições de Boccato (2006), Fernandes (2005), Padilha (2010) e Vianna (2005). Com a inserção da tecnologia na educação, despertou-se o interesse numa discussão que problematizasse as práticas de avaliação a partir da utilização das TIC e a formação do professor para o uso dessas tecnologias em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS-TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID804_14082017200044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DAYANE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DAYANE" "autor_email" => "jessican31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31097 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 804 "titulo" => "AS PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)" "resumo" => "O uso das tecnologias no ambiente educacional se ampliou bastante nesse novo cenário do século XXI. Entretanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós. Diante das mudanças que a sociedade passou e vem passando nos últimos anos, a educação foi uma das que mais sofreu com essas transformações. Posto isso, esse artigo tem como foco principal discutir as práticas avaliativas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentar alguns recursos didáticos-tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor e discutir acerca dos critérios utilizados para a seleção desses recursos em sala de aula. Assim como também, destacar o papel do professor, diante do uso dessas tecnologias. O desenvolvimento deste estudo partiu dos seguintes questionamentos: o uso das tecnologias de informação e comunicação facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos? Os professores estão preparados para o uso dessas tecnologias dentro da sala de aula? Como ocorre a avaliação a partir da utilização desses recursos tecnológicos? Na busca por essas respostas, a metodologia adota foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa baseadas nas contribuições de Boccato (2006), Fernandes (2005), Padilha (2010) e Vianna (2005). Com a inserção da tecnologia na educação, despertou-se o interesse numa discussão que problematizasse as práticas de avaliação a partir da utilização das TIC e a formação do professor para o uso dessas tecnologias em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS-TECNOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID804_14082017200044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DAYANE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DAYANE" "autor_email" => "jessican31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }