Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O USO DE EXPERIMENTOS COMO MEIO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM CONTATO INICIAL DE ALUNOS DO 9ºANO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: QUÍMICA, ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GD11 - Praticas educativas em ciências
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31331
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "O USO DE EXPERIMENTOS COMO MEIO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM CONTATO INICIAL DE ALUNOS DO 9ºANO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA."
    "resumo" => "A experimentação é muito importante na atividade pedagógica, principalmente para o ensino de Química, considerada como uma ciência experimental. A experimentação é um componente indispensável para o processo ensino aprendizagem dos diversos conteúdos de química. Neste sentido esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a importância do uso de experimentos, para o ensino aprendizagem na disciplina de química, de alunos de 9º Ano de escolas públicas municipais. Colaborando ainda para a formação acadêmica doe discentes em formação do curso de licenciatura em química. Como metodologia, foram realizadas atividades experimentais com conteúdos já vistos em aulas expositivas pelos alunos, onde foram avaliados, com  base nas participações  e conhecimentos demostrados nas práticas. O presente trabalho foi desenvolvido no museu vivo da ciência e tecnologia Lynaldo Cavalcante onde ocorre com frequência o desenvolvimento de atividades experimentais e alunos de escolas publicas são convidados a participarem, com alunos de 5 (cinco) diferentes escolas. Os resultados mostraram que com a aula experimental houve um aumento no nível de aprendizagem dos alunos. Apesar de nunca terem aula prática, os mesmos conseguiram associar teoria e prática. Pode-se concluir que a experimentação pode ser considerada uma ferramenta para a aprendizagem, de forma que a mesma estimula o conhecimento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA11_ID436_14082017215311.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PATRICIA MARTINS BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANA PATRICIA"
    "autor_email" => "anapatriciamb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31331
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "O USO DE EXPERIMENTOS COMO MEIO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM CONTATO INICIAL DE ALUNOS DO 9ºANO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA."
    "resumo" => "A experimentação é muito importante na atividade pedagógica, principalmente para o ensino de Química, considerada como uma ciência experimental. A experimentação é um componente indispensável para o processo ensino aprendizagem dos diversos conteúdos de química. Neste sentido esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a importância do uso de experimentos, para o ensino aprendizagem na disciplina de química, de alunos de 9º Ano de escolas públicas municipais. Colaborando ainda para a formação acadêmica doe discentes em formação do curso de licenciatura em química. Como metodologia, foram realizadas atividades experimentais com conteúdos já vistos em aulas expositivas pelos alunos, onde foram avaliados, com  base nas participações  e conhecimentos demostrados nas práticas. O presente trabalho foi desenvolvido no museu vivo da ciência e tecnologia Lynaldo Cavalcante onde ocorre com frequência o desenvolvimento de atividades experimentais e alunos de escolas publicas são convidados a participarem, com alunos de 5 (cinco) diferentes escolas. Os resultados mostraram que com a aula experimental houve um aumento no nível de aprendizagem dos alunos. Apesar de nunca terem aula prática, os mesmos conseguiram associar teoria e prática. Pode-se concluir que a experimentação pode ser considerada uma ferramenta para a aprendizagem, de forma que a mesma estimula o conhecimento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA11_ID436_14082017215311.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PATRICIA MARTINS BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANA PATRICIA"
    "autor_email" => "anapatriciamb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A experimentação é muito importante na atividade pedagógica, principalmente para o ensino de Química, considerada como uma ciência experimental. A experimentação é um componente indispensável para o processo ensino aprendizagem dos diversos conteúdos de química. Neste sentido esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a importância do uso de experimentos, para o ensino aprendizagem na disciplina de química, de alunos de 9º Ano de escolas públicas municipais. Colaborando ainda para a formação acadêmica doe discentes em formação do curso de licenciatura em química. Como metodologia, foram realizadas atividades experimentais com conteúdos já vistos em aulas expositivas pelos alunos, onde foram avaliados, com base nas participações e conhecimentos demostrados nas práticas. O presente trabalho foi desenvolvido no museu vivo da ciência e tecnologia Lynaldo Cavalcante onde ocorre com frequência o desenvolvimento de atividades experimentais e alunos de escolas publicas são convidados a participarem, com alunos de 5 (cinco) diferentes escolas. Os resultados mostraram que com a aula experimental houve um aumento no nível de aprendizagem dos alunos. Apesar de nunca terem aula prática, os mesmos conseguiram associar teoria e prática. Pode-se concluir que a experimentação pode ser considerada uma ferramenta para a aprendizagem, de forma que a mesma estimula o conhecimento dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.