DESAFIOS DA ESCOLA: ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31147 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 812 "titulo" => "DESAFIOS DA ESCOLA: ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO" "resumo" => "A alfabetização na perspectiva do letramento é um tema que vem se destacando nas mais variadas pesquisas e discussões em diversos países, sendo um grande desafio para as escolas. Em razão de sua relevância será analisada neste trabalho, a partir de uma investigação bibliográfica que tem como objetivo principal apontar as semelhanças, distinções e prismas teóricos de que os temas vêm se revestindo atualmente. Parte do estudo dos diversos olhares acerca da função social da escola, enquanto espaço apropriado para a construção do conhecimento, levando especialmente em conta a importância da leitura e escrita como instrumentos indispensáveis para a edificação do saber. O que também se objetiva no decorrer deste trabalho é mostrar a importância de como se desenvolve a alfabetização e o letramento dos indivíduos, de forma que o ensino e aprendizagem atendam o espírito de cidadania consciente, formando cidadãos críticos e formadores de opiniões, visando contextualizar os conhecimentos adquiridos, em prol de uma sociedade mais consciente no contexto global da vivência e cidadania inspirada na ética e na consciência de agir, respeitando-se as virtudes e os valores humanos. Apresenta uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa caracterizada como bibliográfica e documental. A partir da revisão de literatura, foi possível perceber que, o aprofundamento da concepção de um indivíduo alfabetizado e letrado, demonstrando que a noção de letramento pressupõe inicialmente a decodificação dos sinais gráficos, para num momento seguinte exigir uso das habilidades de leitura e escrita em diversas práticas sociais, para a interação do aprendiz no mundo que o cerca." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESCOLA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID812_14082017173117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINEI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSINEI" "autor_email" => "rosymar1907@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31147 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 812 "titulo" => "DESAFIOS DA ESCOLA: ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO" "resumo" => "A alfabetização na perspectiva do letramento é um tema que vem se destacando nas mais variadas pesquisas e discussões em diversos países, sendo um grande desafio para as escolas. Em razão de sua relevância será analisada neste trabalho, a partir de uma investigação bibliográfica que tem como objetivo principal apontar as semelhanças, distinções e prismas teóricos de que os temas vêm se revestindo atualmente. Parte do estudo dos diversos olhares acerca da função social da escola, enquanto espaço apropriado para a construção do conhecimento, levando especialmente em conta a importância da leitura e escrita como instrumentos indispensáveis para a edificação do saber. O que também se objetiva no decorrer deste trabalho é mostrar a importância de como se desenvolve a alfabetização e o letramento dos indivíduos, de forma que o ensino e aprendizagem atendam o espírito de cidadania consciente, formando cidadãos críticos e formadores de opiniões, visando contextualizar os conhecimentos adquiridos, em prol de uma sociedade mais consciente no contexto global da vivência e cidadania inspirada na ética e na consciência de agir, respeitando-se as virtudes e os valores humanos. Apresenta uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa caracterizada como bibliográfica e documental. A partir da revisão de literatura, foi possível perceber que, o aprofundamento da concepção de um indivíduo alfabetizado e letrado, demonstrando que a noção de letramento pressupõe inicialmente a decodificação dos sinais gráficos, para num momento seguinte exigir uso das habilidades de leitura e escrita em diversas práticas sociais, para a interação do aprendiz no mundo que o cerca." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESCOLA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID812_14082017173117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINEI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSINEI" "autor_email" => "rosymar1907@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }