A alfabetização na perspectiva do letramento é um tema que vem se destacando nas mais variadas pesquisas e discussões em diversos países, sendo um grande desafio para as escolas. Em razão de sua relevância será analisada neste trabalho, a partir de uma investigação bibliográfica que tem como objetivo principal apontar as semelhanças, distinções e prismas teóricos de que os temas vêm se revestindo atualmente. Parte do estudo dos diversos olhares acerca da função social da escola, enquanto espaço apropriado para a construção do conhecimento, levando especialmente em conta a importância da leitura e escrita como instrumentos indispensáveis para a edificação do saber. O que também se objetiva no decorrer deste trabalho é mostrar a importância de como se desenvolve a alfabetização e o letramento dos indivíduos, de forma que o ensino e aprendizagem atendam o espírito de cidadania consciente, formando cidadãos críticos e formadores de opiniões, visando contextualizar os conhecimentos adquiridos, em prol de uma sociedade mais consciente no contexto global da vivência e cidadania inspirada na ética e na consciência de agir, respeitando-se as virtudes e os valores humanos. Apresenta uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa caracterizada como bibliográfica e documental. A partir da revisão de literatura, foi possível perceber que, o aprofundamento da concepção de um indivíduo alfabetizado e letrado, demonstrando que a noção de letramento pressupõe inicialmente a decodificação dos sinais gráficos, para num momento seguinte exigir uso das habilidades de leitura e escrita em diversas práticas sociais, para a interação do aprendiz no mundo que o cerca.