Este trabalho apresenta o resultado da aplicação de um minicurso com o jogo Torre de Hanói, desenvolvido com os acadêmicos do curso de matemática oferecido pela Universidade Regional do Cariri, da Unidade Descentralizada de Campos Sales. A Torre de Hanói se constitui em num jogo estratégico capaz de contribuir no desenvolvimento da memória, do planejamento e solução de problemas através da elaboração de estratégias. O jogo é formado por uma base que possui três pinos na posição vertical, no primeiro pino temos uma sequência de discos, dispostos em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo, tendo como objetivo, passar todos os discos para o último pino com a ajuda do pino central, de modo que no momento da transferência, nenhum disco de maior diâmetro fique sobre outro disco de menor diâmetro. O jogo mais simples é constituído de três discos, mas a quantidade pode variar, deixando o jogo com maior nível de complexidade à medida que a quantidade de discos aumenta. O minicurso foi realizado em dois momentos, inicialmente teórico e depois prático. No primeiro momento, o jogo torre de Hanói foi apresentado aos participantes através da história de sua origem, da lenda a que ele se refere, e das regras do jogo e seus recursos metodológicos. Na sequência, os participantes foram divididos em equipes para iniciar a parte prática do minicurso, que consistiu em deixá-los jogarem com diferentes números de discos, observando as regularidades presentes no jogo. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é indicar conceitos matemáticos que podem ser estudados no ensino de matemática na educação básica a partir do Jogo Torre de Hanói. A utilização deste jogo no minicurso justifica-se por proporcionar uma percepção concreta da matemática pelo uso de materiais manipuláveis, com o intuito de buscar o aprimoramento do raciocínio lógico e investigativo, necessários para melhorar o desenvolvimento das ideais matemáticas. Diante disso, podemos concluir que este jogo auxilia no processo de ensino e aprendizagem da matemática, proporcionando situações que contribuem para a construção de conhecimento, por meio de atividades prazerosas e significativas para os estudantes.