Nos últimos anos, os índices de evasão e retenção de alunos nos cursos ligados à área de Ciências Exatas, Engenharia e tecnologia têm-se mostrado um fator preocupante em meio à crescente demanda do mercado de trabalho por esses profissionais. Nesse sentido, o Grupo de Educação Tutorial em Engenharia de Petróleo (GEPET) foi responsável pela organização do 1º evento do projeto Universidade-Escola, o qual foi realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Governador Virgílio Távora na cidade do Crato-CE. A partir da comunicação entre o GEPET e a direção da escola, foram escolhidos 38 alunos do 3º ano do ensino médio que fizeram parte do evento, sendo os estudantes submetidos a questionários que traçaram o perfil do grupo estudado. Dessa forma, pôde-se observar que após o evento, o índice de alunos que manifestaram interesse em ingressar em cursos na área de Ciências Exatas aumentou em torno de 32%, bem como o interesse em cursar Engenharia de Petróleo atraiu mais da metade dos alunos entrevistados.