Atualmente sentimos a necessidade do surgimento de uma nova pedagogia, já que percebemos uma grande uma grande dificuldade que sentimos por parte das escolas bem como dos professores para que possam elencar maior quantidade de atividades que estimulem a criança no seu desenvolvimento psicomotor. A psicomotricidade é primordial no desenvolvimento da personalidade da criança, por isso é muito destacada na educação infantil no cotidiano tanto na sala de aula como nas práticas paralelas. Por estar presente em todas as fases da vida da criança, desde a vida uterina até o fim da sua vida, ela contribui explicitamente para o desenvolvimento do corpo por meio do movimento. Por ter uma singularidade e especificidades distintas, que é própria da sua fase de desenvolvimento, brincando a criança aprende a pensar, a lidar com situações adversas, rever sua realidade e a partir daí cria seus conceitos; conceitos estes que irão conduzi-las à uma vivencia única dentro do seu contexto social. Através do brincar a criança apreende conceitos e cria realidade que irão ser conduzidas durante toda a sua vida. Foram realizadas analises bibliográficas, tais como GARDNEI, JEAN PIAGET, KISHIMOTO, WALLON, KRAMER bem como o RCNEI, todas associadas com as atividades práticas realizadas e relacionadas com o tema deste artigo, onde podemos perceber que a criança se torna única dentro do contexto social a qual ela está inserida. A partir daí foram realizados diversos momentos de brincadeiras dirigidas com crianças de 18 meses até 05 anos de idade de uma escola da rede privada da Cidade de Campina Grande- PB. Dentre estes momentos destacamos as brincadeiras João e Maria, O Jacaré, O pano encantado e O corpo.