A disciplina de “Química Analítica Experimental” é um componente curricular obrigatória no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Sua importância no meio acadêmico é preparar o discente para estabelecer uma relação entre a teoria dos conceitos estudados como, por exemplo, reações químicas, equilíbrio químico em soluções aquosas, com a prática no laboratório – analises químicas de substâncias de amostras desconhecidas – sintéticas. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou investigar as concepções dos graduandos do curso de Licenciatura em Química sobre a identificação e separação dos Cátions do grupo I e II na disciplina de “Química Analítica Experimental”. Para a consolidação do estudo proposto foi realizado uma pesquisa com 16 (dezesseis) estudantes de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, localizada no município de Cuité – Paraíba, em sua maioria cursando o último período da graduação. De acordo com os dados da pesquisa 78,75% dos alunos afirmam que a disciplina de Química Analítica Experimental é de suma importância para construção do conhecimento, pois além dos discentes ressaltarem a importância desse componente no programa curricular do curso, eles também consideram bastante produtivo a realização de práticas no laboratório, assim como o desenvolvimento de métodos investigativos para identificação a partir da separação dos cátions. Diante do exposto, consideramos a pesquisa relevante, pois traz contribuições significativas aos métodos práticos aplicados ao ensino de química no laboratório de Química Analítica Experimental.